Um regresso às aulas diferente – 11.º D

Na passada segunda feira, o país assistiu ao regresso às aulas de milhares de estudantes do ensino secundário (11º e 12º anos). Foi o caso da turma 11º D da Escola Secundária de Estarreja.

Na minha opinião, este retorno à “normalidade” teria tudo para dar certo, e dependeria da força de vontade de professores e alunos. E assim foi: docentes e estudantes esqueceram o mal-estar provocado pelas máscaras, a impossibilidade de abraçar os amigos e até mesmo a vontade de ir à casa de banho, evitada por muitos, para se reencontrarem com os seus colegas, conversarem sobre o que fizeram durante o período de confinamento e, acima de tudo, trabalharem para a preparação do exame nacional que, apesar de tudo, será realizado por quase todos.

No meu papel de aluna, observei, com satisfação, a separação das mesas, os cuidados duplicados e toda a segurança providenciada pela Escola Secundária de Estarreja que tem feito, até agora, um excelente trabalho no que toca às medidas preventivas concernentes ao vírus.

Em relação às aulas propriamente ditas, experienciei um ambiente de convívio e boa disposição, e uma cooperação por parte de alunos e professores para, juntos, superarmos as barreiras impostas por uma situação menos favorável e transformá-la num ambiente propício à aprendizagem.

 

Carolina Pereira,

11º D