Vistas antigas sempre modernas

Os candidatos, os formandos e os alunos da nossa escola, enfim, todos aqueles que visitam o Centro Qualifica de Estarreja ou que percorrem o 1.º andar do Bloco E da Escola Secundária de Estarreja, deparam-se agora com uma série de fotografias afixadas no corredor, uma mostra temporária de trabalhos que integraram a exposição “Vistas Antigas, Olhares Modernos”, que foi organizada no âmbito de CLC de um curso EFA dupla certificação (sempre patente no sítio do AEE, para rever em https://www.aeestarreja.pt/agrupamento/noticias/exposicao-vistas-antigas-olhares-modernos).

As fotografias são da autoria dos formandos, estão acompanhadas por uma legenda e um breve comentário. Recordam-nos a forma como a paisagem rural tem vindo a ser alterada pelo crescimento das zonas urbanas, num processo de rurubanização, a que o geógrafo Álvaro Domingues chama “desruralização”. São olhares atentos que nos mostram o desaparecimento ou a transformação das nossas “vistas antigas”.

Uma segunda edição desta exposição terá lugar no próximo período, a qual foi organizada apenas online (devido ao confinamento pandémico do ano letivo anterior) com as fotografias e o olhar atento dos formandos de uma outra turma dos cursos EFA (pode ser vista em https://anyflip.com/fiobv/nian/#.X9dGgaF6haM.gmail).

 

Teresa Bagão | formadora de CLC