Digital Locker

 

“Digital Locker” é mais um projeto que nasceu no seio das dinâmicas levadas a cabo pelo Núcleo de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja,  com o objetivo de não ser apenas mais uma solução onde sobressaem as múltiplas vantagens na nova forma de abertura/fecho dos cacifos escolares, mas também uma possibilidade para fomentar mudanças de comportamentos e da valorização do indivíduo adaptado à melhor tecnologia para a transformação da vivência escolar, num local  que se pretende de satisfação pessoal com ações comprometidas com os avanços técnico-científicos.

Os alunos do curso de Educação e Formação da área da Manutenção Industrial e Eletromecânica, sob a coordenação da professora Filipa Vidal, tiveram a oportunidade de estudar o funcionamento da eletrotecnia da caixa de comando do projeto e rascunharam os esboços para entender a atividade de cada equipamento inserido na placa eletrónica.

A valorização da interdisciplinaridade teve como produto final o trabalho colaborativo de três turmas: 9.º ano do Curso de Educação e Formação de Eletromecânico de Manutenção Industrial e de duas turmas do 8.º ano do CEF de Eletromecânico de Manutenção.

A mais valia deste projeto consubstancia-se nos seguintes parâmetros:

  1. Abertura imediata e simples da porta do cacifo através de cartão;
  2. Maior segurança quanto ao forçamento indevido dos cacifos por parte de intrusos e mal-intencionados.
  3. Facilidade de utilização para utentes com dificuldades de coordenação de movimentos (utilização da ciência em prol da inclusão/humanização).
  4. Alerta através de um bip sonoro quando a porta do cacifo fica aberta além de dois minutos.
  5. A gestão de base de dados facilitada. (Todos os cacifos de uma Escola serão numerados de forma a que o software desenvolvido possa identificar o número do cacifo com um nome do utente).
  6. Em caso de falha de energia elétrica, o sistema somente necessita de ter agregado ao hardware uma pequena bateria elétrica.   

Para o desenvolvimento deste projeto, a ESE contou com o apoio da ESTGA – UA/ Departamento de Eletrotecnia, colaboração preponderante no estudo, criação e execução de uma plataforma de prototipagem eletrónica” Arduino” de modo a permitir o desenvolvimento de controlo do sistema de dados interativo de abertura e fecho de cacifos por impressão digital de códigos.

No “Digital Locker”, a tecnologia está bem patente na expressão do conhecimento científico, na sua própria transformação, abordando soluções tecnológicas que tendem a ir ao encontro do que o indivíduo precisa, com soluções adaptadas e sobretudo disruptivas, sem se impor limites à criatividade.

No Slides Entered.