Reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja | 3 e 4 de novembro

10º Colóquio do OHM | Estarreja 2022

Foi com grande entusiasmo e satisfação que o Agrupamento de Escolas de Estarreja (AEE) acolheu a conferência Internacional “10ºColóquio do OHM-Estarreja 2022”, nos dias 3 e 4 de novembro. Esta proposta surgiu no seguimento duma parceria iniciada no ano letivo transato entre o Programa Eco Escolas da ESE e o Projeto AgoraRisk, dinamizado pela Doutora Sofia Bento, da Universidade de Lisboa, e a Doutora Lúcia Fernandes, da Universidade de Coimbra. 

Os objetivos estabelecidos para a conferência foram: estimular uma discussão participada entre as diferentes disciplinas de modo a permitir uma reflexão sobre os caminhos futuros do OHM, aumentar a visibilidade do OHM e consolidar parcerias locais. O programa foi bastante rico e diversificado. As sessões de trabalho em pequenos grupos decorreram no bloco E, enquanto algumas das sessões públicas decorreram no Auditório, na Escola Secundária de Estarreja (ESE). O Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria foi convidado a servir o coffee-break e os almoços, conforme já noticiado pela respetiva coordenadora, professora Rosa Correia.

A sessão de abertura decorreu no Auditório da Escola Secundária de Estarreja, no dia 3 de novembro, pelas 14h30, contando com presença do Sr. Diretor do AEE, professor Jorge Ventura, a vereadora da CME, Dra. Isabel Pinto, e três elementos da Direção do OHM Estarreja, Doutor Eduardo Silva, da faculdade de Geociências da Universidade de Aveiro, Jean Philippe Bedell e Anne Marie Guihard-Costa. O Sr. Diretor do AEE deu as boas-vindas a todos os participantes, parabenizando a iniciativa e desejando um profícuo trabalho em prol da investigação e da ciência, cujos resultados, ao longo dos tempos, se têm traduzido na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população. 

A sessão de encerramento, ocorreu no átrio da Câmara Municipal de Estarreja, com a inauguração da exposição fotográfica “Captar Estarreja”, dinamizada pelo projeto AgoraRisk, com a parceria do Programa Eco Escolas da ESE. Participaram vinte e um alunos, de diversas turmas, e três docentes da ESE, cujos prémios de participação serão entregues durante o Hastear da Bandeira na escola, calendarizado para o dia 18 de novembro. O Sr. Diretor do AEE e a coordenadora do Programa Eco Escolas da ESE estiveram presentes no evento.

Em nome duma vasta equipa, reiteramos o agradecimento pela escolha do Agrupamento de Escolas de Estarreja para acolher o 10º Seminário do OHM-Estarreja. 

Bem-haja a todos pelo trabalho desenvolvido!

 

P` Equipa de Trabalho,

Fátima Silva

(Coordenadora do Programa Eco Escolas, ESE)