12.º M – Prática de Canoagem no Rio Vouga

A turma M do 12º ano iniciou o mês de outubro com uma atividade desportiva e de fruição da natureza, proposta pelo professor de Educação Física, Paulo Freire, no contexto da sua disciplina. Assim, o último sábado, dia 2, foi passado no rio Vouga, a praticar canoagem.

Os alunos, especialmente alguns menos afoitos, admitiram ter sentido algum receio de aceitar a proposta do professor, mas no final todos afirmaram que gostaram imenso da atividade e que foi um dia muito bem passado, apesar da chuva que caiu durante praticamente todo o dia, e que deu à atividade um cunho “ainda mais radical”.

Durante a manhã, na praia fluvial de Pessegueiro do Vouga, os alunos tiveram um primeiro contacto com os caiaques, fazendo um pequeno treino de adaptação, primeiro individualmente, e depois em pares. Houve ainda tempo para algumas brincadeiras, e para explorar a praia fluvial e a natureza envolvente, observar algumas aves, e até peixes a saltar no rio. Depois de um piquenique para restaurar as energias, deslocaram-se de autocarro para uma pequena praia a jusante da Central Elétrica do Vouga, onde entraram no rio, em caiaques de pares, para um percurso de cerca de 5 Km, que incluía a descida de alguns pequenos rápidos, que embora tivessem um pequeno grau de dificuldade, foram, sem dúvida, a parte mais emocionante da aventura.

Os alunos foram acompanhados na atividade por um grupo de canoístas experientes, e ainda pelo professor de Educação Física e pela diretora de turma, nesta experiência proporcionada pela Escola, que certamente guardarão para sempre na memória.

Prof.ª Judite Ferreira