19º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO

A Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável no âmbito da Celebração do Ano Internacional da Paz e da Confiança

 

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Estarreja marcou presença no 19º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO. Este evento teve lugar na escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, e contou com a participação de cerca de cinquenta coordenadores vindos de várias escolas do continente e das ilhas.

A sessão de abertura, no sábado de manhã, esteve a cargo do Dr. José Nunes, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, da Dr.ª Fátima Claudino, Coordenadora Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, e do Eng.º José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, tendo sido seguida de um momento musical da responsabilidade da Associação VozNua.

Na Conferência de Abertura, a Prof.ª Doutora Helena Marujo, Coordenadora da Cátedra UNESCO “Educação para a Paz Global Sustentável (ISCSP, Universidade de Lisboa), lembrou a importância do valor da fraternidade, que considera estar esquecido, e realçou que a confiança é uma dimensão fundamental para a construção da paz e da harmonia. Alertou, ainda, para o perigo das escolas se tornarem espaços onde não se valorizam afetos e não se educa para a compaixão e a bondade, para o saber estar em relação com os outros, o saber amar, proteger e cuidar.

No período da tarde, tendo como ponto de partida os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU, foram formados Grupos de Trabalho com o intuito de debater e refletir sobre quatro grandes temáticas, a saber:

  • Educação para a Cidadania Global – Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planetas (5Ps)

  • Educação para o Património

  • Alterações Climáticas – o clima está a mudar; causas e efeitos

  • Literacia do Oceano – os 7 princípios da UNESCO e os ODS

 

No segundo dia, foram apresentadas as conclusões dos Grupos de Trabalho e sublinhada a ideia de que a educação deve ser transformadora e abranger aquilo que nos define como seres humanos, num caminho que se pretende comum, solidário e interdependente. Deve, ainda, promover e formar cidadãos comprometidos, responsáveis pelos outros e que tenham uma ação positiva no mundo. 

 

Os trabalhos da manhã de domingo ficaram completos com a apresentação das comunicações das CNUs e Escolas Associadas da UNESCO da CPLP (via Teams), nomeadamente da Comissão Nacional de Angola e da Comissão Nacional de Cabo Verde. 

O encerramento dos trabalhos ficou a cargo da Dr.ª Fátima Claudino que salientou a importância deste momento de (re)encontro e de partilha de boas práticas e de conhecimento.   

 

A coordenadora da Rede das Escolas Associadas da UNESCO,

Prof. Glória Silva