24 de outubro de 2021 - Dia Municipal Para a Igualdade – Turma 11.º M

No passado dia 24 de outubro de 2021, comemorou-se pela primeira vez o Dia Municipal para a Igualdade no Município de Estarreja.

A CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade juntamente com diversos parceiros, têm vindo a desenvolver várias iniciativas, com o objetivo de sensibilizar para a Igualdade, para a Inclusão, para a participação e para o respeito pela diversidade. 

No seguimento destas iniciativas e numa parceria entre o PISTA - CLDS 4G, o Agrupamento de Escolas de Estarreja - Curso de Cozinha e Pastelaria e o Município de Estarreja - GAE (Gabinete de Apoio ao Emigrante), realizou-se uma pequena mostra gastronómica apelidada de "Sabores & Cultura" no espaço/jardim interior da Biblioteca Municipal de Estarreja. Para além do momento, viagem degustativa, apreciado pela sua qualidade, este encontro possibilitou a reflexão e partilha de como transpor para a realidade social local, “as orientações de dimensão global, no âmbito da igualdade para as diferentes áreas e públicos destinatários vulneráveis”.

Cumpre destacar que o Município de Estarreja tem vindo a desenvolver um trabalho significativo no combate à violência e na promoção da igualdade e não discriminação, através de sinergias com os seus parceiros da Rede Social, salientando-se o envolvimento dos jovens do Agrupamento de Escolas de Estarreja no garante da ampliação do exercício de uma cidadania plena e participativa.

Foi com uma exemplar participação, envolvimento e orgulho que a turma, 11.º M do Curso de Cozinha e Pastelaria se envolveu e se associou a esta causa, dando o seu contributo para a integração da comunidade migrante do nosso concelho, dando a conhecer uma dimensão da sua identidade cultural. Nesta viagem gastronómica pela Venezuela, França, Brasil, Alemanha e Marrocos, a comunidade teve a oportunidade de degustar iguarias destes Países, que ao ser confecionadas pelos alunos, assumiu-se como uma valiosa forma de aprendizagem. 

Deixamos aqui um agradecimento especial a todos os parceiros evolvidos pela forma como acolheram os nossos alunos, à diretora de turma do 11.º M pelo apoio, acompanhamento e suporte diligente ao trabalho organizativo, e ao Município de Estarreja, representado pela Dr.ª Isabel Pinto (vereadora da  Cultura,  Ação Social e Inclusão ...) e pela D.ª Mónica Coelho, um bem hajam pelas palavras proferidas e carinho demostrados e, por todo um trabalho diferenciador.

“Temos o Direito de ser iguais quando a nossa Diferença nos inferioriza; temos o Direito de ser diferentes quando a nossa Igualdade nos descaracteriza” …

Boaventura Sousa Santos

 

Prof.ª Liliana Oliveira