27 de abril na Escola Básica Egas Moniz em Avanca

27 de abril na Escola Básica Egas Moniz em Avanca - Abertura da Semana ECO-PES e apresentação oficial do EcoCódigo 2021-2022

No dia 27 de abril, pelas 10h15, a Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz abriu a semana Eco-PES com a presença do Diretor do AEE, professor Jorge Ventura, a Coordenadora de Estabelecimento, professora Elsa Moinheiro, alguns professores e assistentes operacionais, os Conselheiros Eco-Escolas, os alunos das turmas do 5º ano e as alunas do grupo Dance Dream.

A sessão de abertura começou pela exibição da coreografia da canção “Earth Song” de Michael Jackson pelo grupo Dance Dream. De seguida, o professor Jorge Ventura salientou a importância da adoção de comportamentos e atitudes favoráveis à construção de um Ambiente e Planeta melhores. 

Os presentes tiveram depois a possibilidade de assistir a um vídeo preparado pela Coordenadora Eco-Escolas intitulado “Somos Eco-Escolas: Ontem Hoje Amanhã”. Pretende-se com este vídeo mostrar o trabalho que foi sendo feito ao longo de 19 anos, o quanto queremos manter vivo este projeto na nossa escola e questionar toda a comunidade educativa sobre o seu futuro e as ações que queremos implementar na nossa comunidade. 

De seguida, os Conselheiros Eco-Escolas fizeram a apresentação oficial do EcoCódigo 2021/2022. O Ecocódigo, constituído por 12 frases que ilustram as ações que pretendemos levar a cabo, resultou da participação de todas as turmas. No Conselho Eco-Escolas de 31 de janeiro, procedeu-se à sua votação seguida de divulgação durante o segundo período e apresentação oficial a todo o agrupamento, neste dia.

Antes de fazer o encerramento da sessão, a Coordenadora do projeto lembrou que este só faz sentido quando é feito para e com os alunos. Eles serão o futuro deste Planeta e serão os responsáveis por lançar sementes férteis para as gerações vindouras. Agradeceu a colaboração dos vários elementos da comunidade educativa e reconheceu, através da entrega de certificados de participação, o trabalho empenhado dos alunos, especialmente daqueles que estiveram mais envolvidos na preparação de algumas atividades desta semana, nomeadamente os alunos que ajudaram na criação dos jogos pedagógicos do Ambiente, na campanha de sensibilizarão da separação correta de resíduos, poupança de água e energia, e na coreografia da canção “Earth Song” de Michael Jackson. 

A sessão terminou com os alunos do 5º ano que interpretaram a canção “É urgente começar” que foi trabalhada pela professora Isabel Pinto, nas aulas de Educação Musical.

 

A Coordenadora do projeto Eco-Escolas (EBPDEM)

Marta Gomes Almeida

 

Ver posters