Ações que fazem a Diferença

A inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) na escola exige sensibilização e consciencialização por parte da comunidade escolar. Compreender as características do autismo e as necessidades específicas destas crianças contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo.

Assinalou-se a 2 de abril o dia mundial do autismo, com inúmeras iniciativas de consciencialização para a PEA, mas todos os dias são importantes para fomentar um conhecimento mais amplo sobre esta perturbação.

Estratégias como: atividades em grupo, jogos cooperativos, programas de mentoria e grupos de apoio são essenciais para promover a compreensão mútua entre os alunos, incentivando a empatia, a tolerância e o respeito pelas diferenças de cada um.

Durante esta semana, na Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz, realizaram-se em duas turmas do 1º CEB, 2EMA e 4EMC, ações informativas com dinâmicas que visam a valorização da diversidade em contexto escolar. A atividade pretendeu preparar as crianças para uma atuação o mais assertiva possível face às exigências de uma plena inclusão de alunos com PEA.

Sabendo que, as crianças com autismo não vivem no seu mundo. Estão no nosso.

 

Luísa Garraio│ Professora de educação especial