AEE com voz na Europa…

Projeto de alunos do AEE incluído na AGENDA EUROPEIA - Atividades do Ano Europeu da Juventude

Três jovens empreendedores do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Duarte Camões, João Silva e Joaquín Bello (do 12.º ano turma E - curso Económico-Social), ousaram pensar diferente e, incentivados pela professora de Economia C, Lúcia Branco,  permitiram-se passar por líderes políticos, quais atores no palco das desisões locais no “Um dia com …”, projetos/atividades de natureza curricular.  Demonstrando apetência por assuntos de índole política, iniciaram parcerias que os ajudaram a colocar em prática a sua ideia, a “Política de Chá” - assim se intitula o projeto que está a granjear notoriedade.

“Política de Chá” é um podcast que visa juntar jovens curiosos ao mundo político. Promete mudar a relação dos jovens com a política, tornando-a mais atraente, entrevistando decisores e responsáveis políticos de cá e de além-fronteiras, lançando um diálogo com os decisores políticos na redefinição de prioridades e no debate de propostas.

“Política de Chá” ainda se encontra em fase embrionária, mas já conta com o apoio de políticos locais, nacionais e europeus. Entretanto, conseguiram um feito: ver o seu projeto incluído nas atividades do Ano Europeu da Juventude (ver links)!

https://europa.eu/youth/year-of-youth/activities/216_en; https://europa.eu/youth/year-of-youth_en

“Mais e Melhor Futuro Jovem” é uma máxima que por mais de uma década o Município de Estarreja perpetua, sendo pioneiro do Empreendedorismo Jovem em Portugal (recordemos os projetos Bootcamp e Top Campus Escola, entre outros). Tem desempenhado ao longo de tantos anos um papel estrutural, dinâmico e de relevância no apoio à promoção do espírito empresarial jovem, através do incentivo à criatividade e à inovação, bem como no desenvolvimento de competências para o sucesso - as soft skills -,  em parceria com o Núcleo do Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja.  “Política de Chá” é mais um projeto que conta com a chancela do Agrupamento de Escolas de Estarreja e com o apoio imprescindível e fundamental da Câmara Municipal de Estarreja, em particular, através do seu programa de participação - Estarreja Jovem Participa, liderado pelo Dr. Hilário Matos. 

Agora, falamos de um projeto que integra a dimensão global da cidadania em ações e debates, a ter início brevemente, em torno de temáticas e agendas globais, com os processos de (re)definição e decisão de políticas ao nível nacional, europeu e internacional a dar o mote, com jovens estarrejenses de cariz empreendedor a integrarem e a darem relevo a soluções, pois só assim poderão ver o seu papel reconhecido enquanto futuros líderes e enquanto cidadãos ativos da comunidade onde se inserem.

Tu, que és JOVEM, estás convidado/a a iniciar connosco esta aventura! Liga-te em

https://instagram.com/politicadecha

 

Prof.ª Rosário Santos | Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do AEE