AEE é membro da Rede de Escolas UNESCO

“Bem-vindos à família UNESCO!”

“É com imensa alegria que informamos que a partir desta data as vossas escolas foram certificadas pela UNESCO, como pertencentes à rede das escolas associadas da UNESCO.”

Foi desta forma simpática e calorosa que, no passado dia 27 de outubro, o AEE recebeu a notícia da certificação pela UNESCO como escola/agrupamento pertencente à rede das escolas da UNESCO. Esta comunicação, enviada pela Dra. Fátima Claudino, Técnica Superior no Ministério dos Negócios Estrangeiros – Comissão Nacional da UNESCO - foi recebida com enorme satisfação pelas professoras Deolinda Tavares e Glória Silva, responsáveis pela candidatura apresentada no dia 8 de julho de 2019, bem como pelo diretor do agrupamento, professor Jorge Ventura.

A rede de escolas UNESCO foi criada em 1958 e é constituída por mais de 11,500 escolas, distribuídas por 182 países. Portugal registou a primeira adesão em 1985 e conta com mais de 100 Escolas Associadas da UNESCO, número de que agora faz parte o AEE.

Fazer parte da Rede significa contribuir para a concretização dos objetivos da UNESCO, na prossecução da educação de qualidade e da educação para a Paz. Tendo por base a cooperação internacional nas áreas da educação, cultura e ciência, estabelece-se como propósito alcançar as finalidades gerais desta organização: as preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas; a educação para o Desenvolvimento Sustentável; a paz e os Direitos Humanos; a aprendizagem intercultural.

A candidatura apresentada pelo AEE refletiu os valores e a visão que definem o trabalho desenvolvido nas escolas do agrupamento, em conjunto com a comunidade e com instituições públicas e em parceria com organizações locais. A referência ao Projeto Educativo do AEE permitiu salientar que as ações levadas a cabo vão ao encontro dos quatro pilares da educação Delors - Aprender a conhecer| Aprender a fazer| Aprender a viver juntos| Aprender a ser - suportadas pelos meios tecnológicos necessários.

Por último, importa referir que fazer parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO é assumir que temos um objetivo comum: formar cidadãos verdadeiramente comprometidos com a comunidade local e global, conscientes do seu papel na construção de um mundo melhor.

 

Para mais informações:

https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco/escolas-associadas-da-unesco

https://unesco.missaoportugal.mne.gov.pt/pt/portugal-e-a-unesco/educacao/rede-de-escolas-associadas-da-unesco

 

Prof.ª Glória Silva