Agrupamento de Escolas de Estarreja recebe acreditação Erasmus até 2027 para promover intercâmbio internacional de alunos e professores

O Agrupamento de Escolas de Estarreja foi recentemente acreditada pelo programa Erasmus, tornando-se uma das poucas instituições no distrito de Aveiro a receber duas prestigiadas certificações na tipologia de projetos na Ação-Chave 120. Uma no setor do Ensino e Formação Profissional (VET) e outra no setor do Ensino Escolar (SCH). O programa Erasmus é uma iniciativa da União Europeia que visa promover a mobilidade e o intercâmbio de estudantes e professores entre países europeus.

Com estas acreditações, a escola terá acesso a uma série de oportunidades únicas, incluindo a possibilidade de enviar professores e alunos para participar em projetos de formação de professores, estágios internacionais e intercâmbio com escolas e empresas de outros países europeus. Estes projetos são uma forma de expandir o conhecimento e as perspetivas dos alunos e professores, proporcionando-lhes a oportunidade de descobrir novas culturas e línguas, bem como de estabelecer relações internacionais duradouras.

Além disso, a acreditação do programa Erasmus também ajudará a escola a melhorar a qualidade do ensino e a oferecer programas mais diversificados aos seus alunos, garantindo-lhes um ensino de excelência que acompanha as tendências do mundo atual. O Programa é gerido anualmente, mediante os objetivos do Plano Erasmus da Escola e as verbas concedidas.

O Agrupamento de Escolas de Estarreja é, de facto, uma das poucas instituições do país a desenvolver, durante os últimos doze anos, projetos Erasmus bem-sucedidos, o que representa um grande passo na promoção da educação e cultura em Estarreja. O objetivo do programa tem sido o de estimular a mobilidade de estudantes de nível técnico e profissional para que possam adquirir novos conhecimentos e experiências em outras culturas, além de melhorar suas competências linguísticas e profissionais. Desde o início do programa, em 2010, a AEE já enviou mais de 150 alunos para diversos países europeus, como Espanha, Itália, Irlanda, Alemanha e Inglaterra, proporcionando aos alunos selecionados formação e experiências profissionais em contexto internacional, através da realização de estágios em empresas estrangeiras.

Segundo a direção do AEE, “o Programa Erasmus é uma das grandes apostas da escola em termos de internacionalização e permite-nos oferecer aos nossos alunos uma formação de qualidade, ao mesmo tempo que contribuímos para a construção de uma Europa mais unida e solidária”.

Com o sucesso alcançado nos últimos anos, o AEE pretende continuar a investir neste programa e a estabelecer parcerias com outras escolas e empresas europeias, de forma a proporcionar aos seus alunos e professores novas experiências e oportunidades de aprendizagem.

 

Prof. Paulo Santos