Água, fonte de vida e de alimento! Dia Nacional da Água & Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, tendo por objetivo assinalar conjuntamente o “Dia Nacional da Água”, 1 de outubro, e o “Dia Mundial da Alimentação”, 16 de outubro, os alunos das turmas do 8ºE, 8ºD e 12ºN, participaram numa sessão de esclarecimento sobre a importância e a qualidade do pescado oriundo da aquicultura em Portugal, no auditório da Escola Secundária de Estarreja.

A aquicultura constitui uma forma alternativa de obtenção de pescado, que ajuda a reduzir a pressão sobre os recursos marinhos, favorecendo a sua recuperação, além de permitir repovoar alguns habitats naturais. 

É uma atividade com tradição de produção de excelência, em Portugal, pois a extensa costa tem condições para a aquicultura, principalmente nas “rias” de Aveiro e de Faro, com água salobra ou de transição entre rios e mar, com movimento de marés e grande abundância de nutrientes.

A Dra. Rita Ribeiro, da Blue Bioeconomy (B2E), recorrendo a uma metodologia bastante interativa, desmitificou alguns preconceitos associados ao pescado oriundo da aquicultura, sensibilizando os jovens para a importância da ingestão de peixe, rico em ómega-3, indispensável para uma vida saudável e sustentável. 

A atividade foi proposta no âmbito do Programa Eco-Escolas, em articulação com o PES e as disciplinas de Geografia e Cidadania e desenvolvimento, contando com a participação das docentes Helena Pinto, Isa Louro, Isabel Alegria e Maria Emanuel Menicio.

 

Fátima Silva

(Eco-Escolas | ESE)