Alterações Climáticas & Biodiversidade | Semana ECO-PES | 28 de abril | ESE

O dia 28 de abril começou com um momento de muita alegria e animação às 10h00, no átrio exterior, proporcionado por um grupo de alunos da nossa escola, que nos presenteou, pela segunda vez, com uma dança de Cha-Cha-Cha em roda, generosamente coreografada e ensaiada pelas professoras Licínia Santos, Sandra Fagundes e Ana Almeida, de Educação Física, às quais reiteramos a nossa gratidão pelo tempo e dedicação ao bem-estar comum.

Ao final da manhã tivemos a honra de ter connosco a Doutora Helena Freitas, doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, em 1993, e um pósdoutoramento na Stanford University, EUA, entre 1994 e 1996. É Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003, e detém a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014. Foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2015. Atualmente é Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional - ciência para as pessoas e o planeta, Coordenadora Científica do FitoLab - Laboratório Fitossanitário do Instituto Pedro Nunes, e faz parte do Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Com o auditório completamente esgotado, a oradora conseguiu captar a atenção e o interesse dos jovens pela temática da sessão. Foram vários os momentos de silêncio, numa moldura humana tão significativa.

Afirmou e enfatizou junto dos jovens que “Somos parte da natureza. Contamos com a natureza para nos oferecer comida, água e abrigo; regular o nosso clima e as doenças; manter os ciclos de nutrientes e a produção de oxigénio; e para nos proporcionar uma realização espiritual, oportunidades de recreação e recuperação, que podem melhorar a nossa saúde e bem-estar. Também usamos o planeta como depósito para os nossos resíduos – dióxido de carbono, plásticos e outras formas de resíduos (...).”

Ao longo de toda a semana foi abordada a questão da necessidade de uma sociedade hipocarbónica e da transição energética, ideias reforçadas e fundamentadas pela oradora para um desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo.

Ao longo da sessão a Dra. Helena Freitas deu a conhecer uma enorme biodiversidade que é necessário proteger e preservar, pois a sustentabilidade dos ecossistemas depende de todas as formas de vida, reforçando a importância, por exemplo, dos fungos e dos insetos.

Na sessão participaram as turmas do 10L, 11D1, 11D2/E, 10C/D2, 10E e 10H, acompanhadas pelos professores Filipa Maia, Rosa Rebelo, Elsa Andrade, Lúcia Rebelo, Elizabete Costa e Fátima Cunha.

 

Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!

Eco Equipa,

António Regalado, Fátima Silva e Glória Silva