Assembleia Municipal Jovem de Estarreja 2022

Aconteceu, dia 25 de novembro, a primeira edição da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estarreja, contando com a presença de 40 jovens alunos da Escola Secundária de Estarreja, em representação de cada uma das turmas do ensino secundário, 10.º, 11.º e 12.º anos, provenientes dos cursos científico-humanísticos e profissional. A Assembleia Municipal Jovem assume-se como um espaço institucional privilegiado que visa promover junto dos alunos o exercício do direito de cidadania, os valores da democracia e da participação cívica na valorização das suas opiniões, suas ideias e perspetivas para o futuro.

Antecedeu a AMJ uma manhã de trabalhos – uma porta aberta do município na promoção de uma reflexão alargada sobre política local, com o presidente da CME, Dr. Diamantino Sabina a dar as boas-vindas a todos os participantes, convidando-os a vivenciar o exercício do poder autárquico.  Em diálogo estruturado, que enquadrado em cinco grupos de trabalho, os jovens escolheram em sede de cada grupo, líderes, membros da assembleia municipal jovem, vereadores, presidentes de juntas, público e comunicação social. Os trabalhos foram dinamizados pelo Dr. Hilário Matos, resultando num envolvimento empenhado e aceso de todos os jovens alunos presentes: como interagir em debate político local e ter a oportunidade de decidir em deliberação com propostas de ações de melhoria para o seu concelho, numa simulação de uma Assembleia Municipal, no respeito das normas democráticas instituídas.

Conscientes da responsabilidade e da esfera de oportunidades, os jovens, em Sessão Plenária da AMJ, que teve início às 16H00, sob a presidência da Dr.ª Regina Bastos, atual Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Estarreja, apresentaram diversas propostas, com algumas a serem lançadas pelo público jovem. As questões levantadas pelos jovens deputados municipais nas interpelações ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, versaram, sobretudo, as temáticas: cultura e arte em Estarreja; rádio escolar como uma ferramenta pedagógica de interação sociodiscursiva; escola virtual com manuais escolares digitais; plataforma SIGA - redefinir/repensar regras; rede de recolha de excedentes alimentares na cantina da ESE; abrigos de maior dimensão nas paragens de autocarros escolares; programas de terceira idade com novas campanhas de marketing;   melhoria da rede de águas pluviais e de esgotos na freguesia de Pardilhó.

As vozes dos nossos alunos, promotores de diálogo, tiveram um interlocutor de responsabilidade no concelho, o presidente da CME, Dr. Diamantino Sabina, gerando-se um enriquecedor ambiente de troca democrática de ideias, o que permitiu, também, que os nossos jovens melhorassem o seu conhecimento da realidade autárquica. Neste exercício prático de democracia, os jovens tiveram a oportunidade de perceber o mundo desconhecido e distante da política, uma política maioritariamente pensada por adultos à margem dos mais novos. 

O trabalho plenário culminou com o sufrágio democrático das propostas apresentadas, ficando o compromisso por parte do Município, a concretização de pelo menos duas, que passam à fase de avaliação de viabilidade para execução.

O público contou com a presença de convidados especiais, do Vice-presidente da CME, Dr. João Alegria, da Vereadora da Cultura, Dr.ª Isabel Pinto, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Prof. Jorge Ventura, da Presidente do Concelho Geral, Prof.ª Rosa Mendonça, dos Coordenadores dos Diretores de Turma, Prof.ª Judite Ferreira e Prof. Paulo Freire e da Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do AEE, Prof.ª Rosário Santos. 

Num ambiente informal e descontraído, aconteceu o almoço no Restaurante Pedagógico, sediado na Escola da Póvoa, servido pela turma do 12.º M do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria. A presença dos representantes máximos do Município de Estarreja, da equipa de Vereadores e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, garantiu momentos de verdadeiro encontro de troca de ideias e partilha de experiências com os alunos, ao possibilitar novas oportunidades comunicacionais na ampliação dos vínculos sociais e de relações interpessoais. 

O futuro só será construído por jovens mais conscientes e ávidos de mudança, cujas responsabilidades das escolhas e decisões se alicercem numa nova atitude política de cidadania ativa, pelo que é fundamental aproximar mais os jovens dos decisores políticos e do poder local, no garante e defesa da sua emancipação - jovens empenhados numa sociedade mais justa, mais sustentável e inclusiva.

O Município de Estarreja continua a contribuir para transformações sociais e económicas, num concelho cujo lema é  “MAIS E MELHOR FUTURO JOVEM”.

 

Prof.ª Rosário Santos

 

 

Livro Digital - Clique na imagem e em seguida no ícone FULLSCREEN para aceder às fotografias