Assim NÃO! Desconstruindo Preconceitos

No passado dia 17 de julho, pelas 18h, teve lugar a inauguração da Exposição Assim NÃO! Desconstruindo Preconceitos, no jardim do Saramago Caffé Bar, em Estarreja. Esta exposição resultou de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Estarreja, nomeadamente as turmas do 11ºA e do 11ºH, e o Projeto PISTA (Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã), no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola e da Rede de Escolas UNESCO.

Na implementação dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento,  os alunos  destas turmas tiveram a oportunidade de assistir a webinares dinamizados pelo projeto ART'THEMIS+ da UMAR, sobre as temáticas de “Violência de Género” e “Estereótipo e Preconceito”. Nestes webinares, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas, colocando questões pertinentes e debatendo os assuntos, naqueles que ficaram marcados como momentos excelentes de reflexão e de partilha (nas palavras da dinamizadora da ART'THEMIS+)

Posteriormente, foi desenvolvido um trabalho escrito de reflexão sobre as questões/problemas abordados. Os alunos foram, ainda, desafiados a ilustrar as suas reflexões com fotografias da sua autoria, desenvolvendo, de forma crítica e criativa, competências pessoais e sociais, indispensáveis a uma cultura de democracia, participativa, plural e responsável.

A intenção de levar o projeto para lá do espaço escolar e de o partilhar com a comunidade esteve presente desde o início e pôde ser concretizada com a ajuda de todos os intervenientes, em particular com a equipa do projeto PISTA. 

Na inauguração estiveram presentes alunos de ambas as turmas, acompanhados por pais e familiares, Ana Sofia Oliveira e Andreia Rodrigues (Projeto PISTA) o diretor do AEE, professor Jorge Ventura, os vereadores da Câmara, Isabel Simões Pinto (na qualidade de vereadora da Ação Social e Inclusão) e João Alegria (na qualidade de vereador da Educação e Juventude), e as professoras Rosário Santos (responsável pela área da Comunicação no AEE), Rosa Mendonça (Presidente do Conselho Geral do AEE), Deolinda Tavares (Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania do AEE e professora de Filosofia do 11ºA), Cristina Martins (diretora de turma do 11ºA) e Glória Silva (diretora de turma do 11ºH e coordenadora da Rede Escolas Unesco no AEE). 

A inauguração desta exposição, no fim de tarde solarengo e calmo de 17 de julho, foi o coroar de um projeto que causou impacto nos que nele participaram e que ficará, certamente, na memória de todos.

Vale a pena visitar a  exposição,  que decorre de 17 a 24 de julho. Se os nossos alunos quiseram dizer “Assim não...” a estereótipos e preconceitos que urge desconstruir, ao apreciar os seus trabalhos e a mensagem deixada por eles para uma sociedade mais justa, concluir-se-á, certamente, “Assim sim!”! 

 

As professoras, Cristina Martins e Glória Silva