Atividades na biblioteca escolar de Salreu

A biblioteca escolar de Salreu apresenta um espaço amplo, acolhedor, empático, ideal para a fruição de atividades promotoras das diversas competências literácitas junto dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

Em particular, iniciou as atividades em setembro do presente ano letivo com a convencional “formação de utilizadores”, trazendo a história emblemática “Proibido o T- Rex na biblioteca”, de Toni Buzzeo, cuja personagem principal, um dinossauro mal-humorado e violento, nos transporta numa viagem pelas diversas coleções de uma biblioteca, centrando o discurso na boa preservação do material livro e nas regras de boa etiqueta/saber estar numa biblioteca.  No momento de pós-leitura, os alunos tiveram o ensejo de relatar os fios condutores da história através da descrição de imagens-chave. 

Uma outra atividade interessante implicou uma abordagem temática à educação para a cidadania, nomeadamente a problemática ambiental, vertida na história d´”O Lorax” de Dr. Seuss, uma história contada a um menino sobre a ruína de

uma comunidade florestal quando um jovem inventor utiliza todos os recursos da floresta para atender à procura por um novo produto. Em breve, mais e mais pessoas dirigem-se para a floresta. O aumento das pressões populacionais e o uso excessivo dos recursos têm um resultado devastador na floresta. 

Este livro constituiu um leit-motiv para debater com os alunos o facto das pessoas não disporem dos recursos energéticos necessários para viverem confortavelmente, sendo que a maior parte da nossa energia deriva da queima de combustíveis (petróleo, gás, carvão, madeira), que causam poluição do ar e da água. Por enquanto, além de procurarmos fontes de energia mais limpas, é importante que encontremos formas de conservar energia para diminuir os nossos impactos nocivos no ambiente. Para além disso, abordou-se contextualmente a problemática do lixo eletrónico no Gana, apresentado pela revista Visão Júnior.

 

Bibliotecário,

Joaquim Sousa