A Biodiversidade na minha escola | Turma do 11.ºB | ESE TEMA: Estudo da flora do recinto escolar.

A turma do 11ºB, de Ciências e Tecnologias, aderiu ao desafio da ABAE, no âmbito do Programa Eco Escolas, “A Biodiversidade da minha escola, na disciplina de Geologia/Biologia, com a sua professora Graça Rodrigues, cuja informação relativa ao trabalho desenvolvido e submetido na plataforma a seguir se transcreve e divulga:

“Memória descritiva: Articulando o Projeto “Biodiversidade da minha escola” e o Domínio da Sistemática dos seres vivos (11ºano Biologia) foi possível desenvolver um conjunto de atividades interessantes e criativas, desenvolvendo várias competências do perfil do aluno. O Projeto desenvolveu-se em 3 etapas: 

- Preparação da saída ao recinto escolar: Pesquisa e sistematização de informação; conhecer os objetivos da saída ao recinto escolar; instalação da aplicação PlantNet/iNaturalist. 

- Saída ao recinto escolar: observação, registo e identificação de alguma flora do recinto escolar; recolha de algumas herbáceas.

- Realização do projeto final: elaboração das fichas de identificação das espécies; ilustrações de espécies; elaboração herbário – secagem, elaboração as etiquetas e montagem. O herbário esteve exposto na semana Eco Escolas, acompanhado das fichas de identificação.

A turma participou de forma entusiasmada em todas as atividades e elaborou um herbário, permitindo assim, dar a conhecer alguma flora do recinto escolar.”

 

Fátima Silva

(Coordenadora do programa Eco Escolas na ESE)