Trabalho da Turma 12.º H T. Gestão na esfera dos “Domínios de Educação para a Cidadania” e do Programa “Eco-Escolas”

Caricatura de Fernando Pessoa - Negócio “UPCYCLING ART”/Economia Circular

Os alunos do 12.º H – Curso Profissional de Gestão,  no âmbito da disciplina de Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada (CFEA) e  na esfera dos “Domínios de Educação para a Cidadania” e do Programa  “Eco-Escolas”, deram consistência e sequencialidade a um projeto iniciado no ano letivo de 2020 / 2021 por alunos de uma turma da mesma área e com a mesma designação (12.º H – Trabalho: https://anyflip.com/gqku/yikj),   concluindo, em tela,  a caricatura de Fernando Pessoa utilizando o resíduo “Borracha” (pneus de bicicletas) e recortes de jornais e revistas nas suas diversas formas e texturas, aplicando o conceito de Economia Circular. No seu pensamento esteve presente a abertura de um negócio, quando os resíduos se convertem em arte,  num processo de suprarreciclagem, movimento artístico denominado de upcycling art: o conceito vai mais além da reciclagem convencional de materiais, pois cria objetos que superam o valor económico, cultural e social do produto original. Enquanto a reciclagem é um processo que transforma coisas velhas em novas, upcycling consiste na reutilização de materiais no seu estado original, sem passar pelos processos transformadores químicos e físicos da reciclagem.

A borracha de pneus acabaria num qualquer aterro sanitário e, se incinerados de forma incorreta ou até flutuando no mar, poluem de forma irremediável o nosso planeta. Dando uma segunda oportunidade/vida, como os nossos alunos pretendem, a um material que de outra forma não a teria, pode ser convertida em obras de arte sustentável, que ao denunciar a degradação do planeta surpreenderá pela sua originalidade.

O trabalho agora apresentado foi feito em articulação curricular com a turma do 10.º P – Artes, supervisionado pela professora Inês Lousinha (artista plástica), perspetivado quer ao nível do trabalho de seleção de recursos e metodologias, quer ao nível da operacionalização das tarefas a desenvolver pelos alunos de ambas as turmas.

Todos os alunos da turma do 12.º H estiveram envolvidos na seleção dos materiais (borracha, jornais e revistas), no manuseamento das diversas borrachas/texturas a aplicar (limpeza, corte …), e composição da “obra de arte”, com a professora da disciplina de CFEA a cooperar e a orientar as fases do trabalho, disponibilizando, semanalmente, durante mês e meio (2.º e 3.º períodos) um tempo de 45m de um bloco de 90m.

A articulação curricular foi expressa através do trabalho colaborativo que apelou à autonomia dos alunos, combinando processos de trabalho individual e coletivo. De notar, que promoveu, também, a cooperação entre os docentes de áreas disciplinares diferentes, onde se inclui o envolvimento da professora da disciplina de português do 12.º H, Clara Pinheiro.

Os jovens alunos mobilizaram-se por uma causa com impacto ambiental, gestão de resíduos, numa ação circular assente no prolongamento de vida de materiais (pneus, papel de jornais e revistas) em fim de vida útil (ciclo de vida), integrando-os num novo ciclo de produção, dando origem a um outro bem, neste caso, a uma obra de arte com valor económico assinalável, baseado no princípio da “Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem/Upcycling” dos produtos, materiais e recursos – Economia Circular. Os resíduos utilizados foram convertidos/recombinados numa dinâmica criativa, aliando as artes plásticas com o setor da economia, novas aprendizagens, numa forma de arte sustentável, surpreendendo pela sua originalidade. 

As possibilidades de criação de novos negócios sustentáveis chegam até onde a imaginação é capaz de surpreender!

 

Prof.ª da disciplina de CFEA

Rosário Santos

 

 

Livro Digital - Clique na imagem e em seguida no ícone FULLSCREEN para aceder às fotografias.