Cineteatro de Estarreja recebeu, no dia 4 de setembro

Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2019/2020

O Cineteatro de Estarreja recebeu, no dia 4 de setembro, a cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2019/2020.

A Mesa que presidiu à cerimónia foi constituída pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, o Vereador da Cultura, Dr. João Alegria, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Dr. Jorge Ventura, a  Diretora do Agrupamento de Escolas  de Pardilhó, Dra.ª Lurdes Pereira, e pelos  ilustres convidados,  presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Dr. Filinto Lima, e Professora Doutora Ana Isabel Andrade, Subdiretora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro em representação do Senhor Reitor.

Após as palavras de boas-vindas proferidas pelo Presidente da Câmara  Municipal de Estarreja a toda a comunidade escolar, alunos, encarregados de educação, familiares,  professores,  assistentes operacionais e ilustres convidados, na certeza que o caminho para o sucesso exige muito empenho, persistência e dedicação,  seguiu-se o diretor do AEE, Dr. Jorge Ventura, que pautou a sua intervenção por um discurso motivador e incentivador aos jovens e crianças, centrado no despertar da aprendizagem, apelando à procura da excelência, à preparação e à antecipação das oportunidades através do investimento no aumento do conhecimento.

Entre outras palavras, referiu:

“Nós queremos ser escola maior, garantir a todos e a cada um a possibilidade de serem verdadeiramente livres de decidirem não condicionados ou compelidos por uma idiossincrasia redutora, mas por uma escola promotora, na apresentação de currículo, na aquisição de conhecimentos, competências e atitudes proativas. … Queremos acrescentar e incrementar, queremos ser um agrupamento de referência, uma comunidade de referência. … Vamos materializar a igualdade de oportunidades, vamos perpetrar diariamente uma ação intencionada. … Seremos uma escola maior.”

Seguiram-se as intervenções dos oradores convidados, que, das palavras proferidas, ambos ressaltaram a dedicação a um Agrupamento que se tem distinguido pelas suas práticas de diferenciação pedagógica, ampla na diversidade dos saberes e experiências investigativas partilhadas, através das suas múltiplas parcerias institucionais de notoriedade.

O final da sessão foi marcado pela entrega dos DIPLOMAS DE MÉRITO a 92 alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja e homenagem a docentes e não docentes aposentados.

Mais uma vez, o diretor do AEE enalteceu a importância deste dia, “um sinal de que o Agrupamento está no caminho certo, dando resposta à realização pessoal dos mais de 3000 alunos que o integram e não só a uma pequena fração, tal como demonstram os que neste dia viram reconhecido o seu mérito. Assumimos o compromisso de trabalho, exigência, honestidade e dedicação de todo o pessoal docente e não docente no cumprimento das suas funções. Esta é uma ESCOLA atenta à diversidade e comprometida com a qualidade do seu ensino, um lugar de conquistas, crescimento e ambição, a par com a crença absoluta que todos terão um futuro promissor.”

Reiteramos os parabéns a estes jovens, não esquecendo de os alargar a todos os alunos e elementos da comunidade escolar que, empenhadamente, contribuem para renovar e para tornar cada vez melhor o dia-a-dia nas nossas escolas.