Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2022-2023

No dia 09 de setembro teve lugar no Cineteatro de Estarreja a Sessão de Abertura do Ano letivo 2022-2023, aquele que é o primeiro e significativo encontro do ano, com o convidado de honra, S. Exa. o Sr. Ministro da Educação, Professor – Doutor João Costa. 

Receção à Comunidade Educativa ilustra a dinâmica concelhia na área da Educação em estreita colaboração organizativa com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, agrupamento que se impõe pela sua dimensão estruturante, enquanto base delineadora e mobilizadora espelhada em três dimensões fundamentais: a dimensão organizacional, a dimensão pedagógica e a dimensão humanista. 

Antecedeu o início da sessão um momento musical – música clássica instrumental que ajudou a perpetuar múltiplas emoções.  Depois da nota de boas-vindas na voz do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. João Alegria, foi apresentado o Plano Municipal de Educação.

Palavras de muito respeito, cordialidade e de reconhecimento ao estimado Professor – Doutor João Costa, S. Exa. o Sr. Ministro da Educação, cuja presença nesta cerimónia, sinaliza o espírito de cooperação institucional com que distingue o Agrupamento de Escolas de Estarreja, um marco de grande significado, foram expressas pelo Dr. Jorge Ventura, Diretor, no uso da palavra. Dirigiu, também, uma palavra de sentido agradecimento a todos os convidados de honra, que, de forma generosa, aceitaram o convite para integrarem a cerimónia,  com destaque à Dr.ª Cristina Oliveira - Delegada Regional de Educação da Região Centro, à Dr.ª Regina Bastos - Membro da Comissão de Assuntos Europeus e Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, à Dr.ª Conceição Teixeira - Presidente do Rotary Club de Estarreja e ao  Dr. José Eduardo de Matos do Secretariado Executivo Intermunicipal da Região de Aveiro.

Dr. Jorge Ventura no decurso da sua comunicação, alicerçou o seu pensamento na reflexão crítica, sentir e criar em alinhamento com as raízes do seu conhecimento filosófico – a metafísica, feito de razão de ser do seu compromisso maior com a Escola.  A matriz identitária do Agrupamento de Escolas de Estarreja esculpida ao longo do seu percurso histórico, impele ambicionar mais e melhores níveis de excelência e a protagonizar novas e inovadoras iniciativas pedagógicas e organizacionais, trilhar novos caminhos de diferenciação, acima de tudo, construir pontes de oportunidades atribuídas à conjugação do compromisso, do acompanhamento e da atenção no melhor serviço educativo. O futuro convoca o AEE a assumir uma estratégia de cooperação, na promoção do conhecimento tecnológico e científico, contribuindo para a criação de mais valor na construção de caminhos de progresso económico, social e cultural, dando nota disso mesmo, a candidatura a um CTE – Industrial, traduzida pelo reconhecimento e acreditação que o agrupamento dirige às ofertas educativas e formativas do ensino secundário, enfatizou o Sr. Diretor do AEE.  

Seguiu-se a intervenção singular de S. Exa. o Sr. Ministro da Educação, pautada por uma comunicação genuína que, no seu estilo de grande afabilidade, agarrou a assembleia, ao dissertar sobre temas de centralidade maior, no contexto de Escola: dar continuidade a ações centradas no sucesso escolar, na inclusão e no fomento de uma cidadania ativa e esclarecida. Um sucesso que não se quer estatístico e hierarquizado, mas de aprendizagens reais e que tem sido afetado pelo impacto que os anos de pandemia e encerramento de escolas teve nos alunos.

O processo de transformação que mobiliza o AEE e o desenvolvimento institucional que é ambicionada, só é possível através do envolvimento e compromisso de todos os membros da comunidade educativa. Nesse sentido, o Diretor do Agrupamento, expressou um agradecimento aos professores presentes – pela especial natureza da sua função, construção do conhecimento científico e saber pedagógico – e ao pessoal não docente – pelo seu profissionalismo e grande dedicação às crianças e jovens, à causa da educação – detêm um papel decisivo.

O Agrupamento de Escolas de Estarreja é hoje visto como uma instituição de ensino e formação multifacetada e de qualidade.  A afirmação assume uma posição crucial, não sendo alheia o forte comprometimento com o tecido empresarial, numa corresponsabilização mútua entre a instituição de ensino, as empresas e os seus empresários.  Vários são os protocolos e as parcerias estabelecidas, não só em contexto de trabalho e formação profissional, como em projetos inovadores de desenvolvimento tecnológico e científico. Uma saudação especial, agradecimento sentido de profunda gratidão foi deixado pelo Dr. Jorge Ventura a todos os empresários, administradores e representantes de empresas, cuja presença na cerimónia enriquece e enobrece o AEE.

  • Air Liquide,  S.A - Eng. Leonel Carvalho. 

  • Asnufil, Lda. - Dr.ª Cristina Soares (em representação do administrador).

  • Bondalti Chemicals, S.A – Dr. David Lopes (em representação do administrador).

  • CIRES - Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, Lda. – Eng.. Pedro Gonçalves. 

  • Fernando Ferro & Irmão, S.A. -  Sr. Fernando Ferro e  Sr. Leonel Ferro.

  • Frutas Monte Cristo, S.A – Dr. Nuno Castro (em representação do administrador).

  • Inoxantuã, Lda. - Eng. João Ricardo.

  • Mel Editores, Lda. -  Dr. Rui Gonçalves.

  • M. Contas - Marques Mendonça - Unip. Lda. - Dr.ª Maria Mendonça.

  • Transportes J. Amaral, S.A. – Responsável do Dep.  Recursos Humanos em representação do administrador.

  • Sinuta, S.A. – Dr.ª Marta Fonseca (em representação do administrador).

  • Plásticos Joluce, S.A. – Dr.ª Adriana Silva (em representação do administrador).

  • Valente & Lopes, Lda. – Eng. Pedro Valente. 

A sessão foi abrilhantada pela homenagem emotiva a docentes e não docentes aposentados, o reconhecimento do significativo contributo destes profissionais para a educação e formação de crianças e jovens do concelho.

Mantendo presentes os princípios da confiança, da segurança, da proximidade, da cooperação e do compromisso foram deixados votos de um ótimo ano letivo 2022/2023 a toda a comunidade educativa.

 

Coord. Com. do AEE

Prof.ª Rosário Santos