Comemoração do Dia Mundial de combate ao Bullying

No dia 20 de outubro, assinala-se o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING.  A data é um alerta internacional para o problema com que muitas crianças e jovens vivem. Sob o  lema BULLYING DIZ RESPEITO A TODOS NÓS, o  serviço de psicologia e orientação  dirige às turmas do 7º ano uma sessão de sensibilização  para falar abertamente sobre esta problemática e ajudar os alunos  a compreender as causas e consequências do Bullyng,  a saber identificar situações,  a  agir  adequadamente  e ativar os recursos mais indicados.

Porque o combate ao bullyng é um desafio colocado todos os dias do ano a todos os que fazem parte desta enorme comunidade escolar, aproveitamos para partilhar recursos que a qualquer hora poderão contribuir para uma escola sem bullying e mais INCLUSIVA. 

Website “Escola Sem bullying. Escola sem Violência” –  Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying

https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

Iniciativa do Ministério da Educação de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas escolas. Tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste problema.

Associação de Apoio à Vítima - APAV - site para jovens

http://www.apavparajovens.pt/pt/

Aborda diversas temáticas relacionadas com a violência sobre as crianças e jovens, como violência doméstica, violência no namoro, bullying, violência online, violência sexual, segurança na rua, segurança na internet, segurança na escola etc.

Orientações para pais

https://apav.pt/apav_v3/images/pdf/FI_Bullying_2020.pdf

 

Maria de Fátima Alçada

(Psicóloga)


NOTA: Fonte da imagem - internet / Google