Comemoração do Dia Nacional da Água - 1 de outubro

No âmbito da disciplina de Geografia, em articulação com o Projeto Eco-Escolas e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 9ºano, turmas D e F, comemoraram o Dia Nacional da Água, assistindo à apresentação de um trabalho, realizado pelos alunos Ana Rita Marques, do 10ºP, e Simão Abranches, do 10ºA, intitulado “Oceanos e Mares Ameaçados”, na disciplina de Geografia, no ano letivo transato. Estes dois alunos rápida e prontamente responderam ao convite da sua ex. professora de Geografia e Diretora de Turma, Fátima Silva, no sentido de partilharem o seu saber, saber fazer e saber ser, com os seus pares, mais novos, sensibilizando-os para a importância e necessidade de preservação dos recursos naturais, com destaque para a água.

Foi uma iniciativa bastante enriquecedora, pela partilha e discussão geradas, onde reinou um espírito de boa disposição, atenção e muito respeito, pelo trabalho desenvolvido e apresentado pelos supra referidos alunos do 10º ano.

Também no âmbito das disciplinas de Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e PSI B, em parceria com a PACOPAR, as docentes Fátima Silva e Salomé Silva, respondendo ao desafio lançado pela coordenadora do Eco-Escolas, Sónia Silva, propuseram aos alunos do 9ºano (turmas B, C, D, E e F) e alunos do 11º J, respetivamente, a comemoração do Dia Nacional da Água – 1 de outubro, através da elaboração de um cartaz alusivo à preservação e poupança de água, dos quais se mostram alguns exemplares, onde os alunos apelam a uma cidadania individual, traduzida numa cidadania coletiva e globalmente sustentável.

 

Coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE

Docente Sónia Silva