Concurso fotográfico “Captar Estarreja” | 11ºL

Os alunos da turma 11.º L do Curso Profissional de Turismo, acompanhados pela professora de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Margarida Oliveira, deslocaram-se à Câmara Municipal de Estarreja, na tarde do dia 10 de novembro, para uma visita à exposição de fotografias do concurso fotográfico “Captar Estarreja”, no âmbito do Projeto AgoraRisk, em parceria com o Programa Eco Escolas da ESE. 

Esta visita assumiu um lugar de destaque, porquanto não só tinha vários trabalhos expostos de alunos da turma, como permitiu enquadrar um projeto que ousámos iniciar a 03 de outubro com uma saída de campo, com vista à promoção de experiências diversificadas e significativas para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Fomos surpreendidos com uma visita guiada às instalações da Câmara Municipal de Estarreja, proporcionada pelo Dr. Hilário Matos (membro do gabinete de apoio à presidência e vereação), à qual se juntaram o Presidente e Vice-Presidente, respetivamente Dr. Diamantino Sabina e Dr. João Alegria.

Um encontro que, não tendo sido agendado, proporcionou momentos de aprendizagem, permitindo aos alunos conhecer a estrutura física do poder autárquico, numa efetiva ação de proximidade, sensibilização e diálogo intergeracional, ao mesmo tempo que reforçou o contributo dos jovens como essencial para os processos de decisão e gestão municipal.

Ficou ainda patente que, para os jovens estarrejenses, o tema da sustentabilidade é hoje uma prioridade, um papel que se quer ainda mais preponderante para a construção de uma sociedade mais verde e mais inclusiva - a transformação global requer sempre uma ação local.

Mais do que uma aula de cidadania, os alunos ficaram encantados e saíram mais esclarecidos. Foi uma tarde fantástica, disseram.

Uma palavra de particular apreço aos representantes máximos do município Estarrejense e ao assessor de apoio técnico do órgão de soberania municipal, pela calorosa receção, pela colaboração, gentileza e disponibilidade prestadas.