Dia da Floresta Autóctone | 11ºE Geografia A & Eco-Escolas | ESE

O Dia da Floresta Autóctone foi assinalado no dia 23 de novembro com uma ação de sensibilização dinamizada pela docente Eco Conselheira Graça Rodrigues, e suas estagiárias, junto dos alunos de Geografia A, do 11ºE, nos espaços verdes da Escola Secundária de Estarreja.

A docente, através duma metodologia bastante interativa, motivou os alunos para um maior e melhor conhecimento das espécies que fazem parte da floresta autóctone portuguesa e para a importância da preservação e conservação da mesma.

O espaço verde, frente à entrada principal da ESE, foi o palco desta aula ao ar livre face à excelente amostra de espécies que o integram, nomeadamente o sobreiro, o pinheiro manso, o carvalho alvarinho, entre outras. 

Os alunos ficaram a conhecer algumas das diversas ameaças que afetam estas espécies, bem como os seus usos, limites e potencialidades. Aprenderam, ainda, a usar as TIC para identificar as espécies, recorrendo, in loco, ao uso do telemóvel. 

Esta sessão foi procedida por uma apresentação oral, em contexto de sala de aula, de trabalhos realizados pelos mesmos alunos no âmbito da temática em epígrafe, na disciplina de Geografia A em articulação com o programa Eco-Escolas.

 

“Se dos espaços exteriores queres usufruir, os mesmos não deves poluir!”

“Se biodiversidade queres ter, preservar é um dever!”

“O planeta encantas, com cada árvore que plantas!”

 

P `Equipa de Trabalho,

Fátima Silva

(Eco Coordenadora, ESE)