27 de janeiro de 2021

Dia Internacional das Comemorações em Memória das Vítimas do Holocausto

Na próxima quarta feira, dia 27 de janeiro, por ocasião do Dia Internacional das Comemorações em Memória das Vítimas do Holocausto, a UNESCO vai exibir a exposição “Lest we Forget” | "Para que não nos esqueçamos", na Sede da UNESCO.

A exposição é concebida pelo fotógrafo Luigi Toscano e inclui 200 retratos de sobreviventes do Holocausto e outras vítimas do regime nazi da Alemanha, França, Estados Unidos, Áustria, Ucrânia, Rússia, Israel, Países Baixos e Bielorrússia.

"Para que não nos esqueçamos" é um projeto de exposição em constante evolução do fotógrafo germano-italiano Luigi Toscano. Desde 2014, retratou mais de 400 sobreviventes, capturando as suas histórias e emprestando um rosto humano aos horrores abstratos da perseguição nazi. Com os seus retratos, Luigi Toscano demonstra que muito mais nos une do que nos divide.

A exposição foi previamente exibida na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nas Nações Unidas, em Genebra, Washington DC, Berlim, Viena, Bruxelas e Kiev.

A exposição na UNESCO é a maior instalação deste tipo em todo o mundo e é apoiada pelo Congresso Judaico Mundial, União Europeia, Delegações Permanentes da Áustria, França e Alemanha à UNESCO, e pelo Fórum Cultural Austríaco.

 

‘Se nos esquecermos do passado, estamos condenados a repeti-lo.’

Susan Cernyak-Spatz (sobrevivente, Auschwitz)

 

Poderão assistir através do link:

https://aboutholocaust.org/lestweforget 

https://events.unesco.org/event?id=246418131&lang=1033

 

Prof.ª Glória Silva

Rede de Escolas Associadas da UNESCO | Agrupamento de Escolas de Estarreja