PROJETO PLANO NACIONAL DE CINEMA DO AEE

Dia Mundial do Património Audiovisual – 27 outubro 2020

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Património Audiovisual (27 de outubro), o Agrupamento de Escolas de Estarreja assinala a efeméride, promovendo a reflexão crítica suportada no debate em sala de aula, através de visionamento de vídeos,  de documentários ou até de programas de rádio ou televisão, reflexões em suporte escrito e digital,  no reforço da afirmação que as imagens em movimento e as gravações sonoras representam a preservação e salvaguarda de uma herança cultural, afirmação da memória coletiva de um povo, constituindo-se como “registos fundamentais das sociedades contemporâneas e âncoras num mundo em mudança permanente”.

Recursos disponíveis no Internet Archive:

https://archive.org/details/moviesandfilms?and%5B%5D=animation&sin=

 

Face ao novo contexto pandémico que vivemos, há que garantir que o acervo audiovisual  permaneça acessível ao público, nesta medida, foi lançado uma rubrica nova, “Vamos falar de cinema português 1960 - 2000”, patrocinada pelo PNC, tendo disponíveis textos sobre cinema português, de Raquel Schefer, Ana Vera, Maria do Carmo Piçarra, Soraia Andrade, Manuel Halpern e Carlos Natálio, que abordam diferentes aspetos relacionados com a divulgação do cinema português.

Projeto: Palavras em Movimento- testemunho vivo do Património Cinematográfico |

https://www.palavrasemovimento.com/

 

Pel´Grupo de trabalho – Projeto PNC do AEE: Coord. Prof. Deolinda Tavares – Prof.ra Rosa Mendonça – Prof.ra Elsa Andrade – Prof.ra Paula Batista

Prof.ra Rosário Santos