Dia Nacional do Mar | 16-11-2023 - Ação de sensibilização | Eco-Escolas ESE

O Dia Nacional do Mar foi assinalado na Escola Secundária de Estarreja, no dia 16 de novembro, com uma ação de sensibilização sobre a necessidade de preservação e conservação dos oceanos, dinamizada pelos alunos Eco Conselheiros, Ana Rita Marques, do 12ºP, e Simão Abranches, do 12ºA, intitulada “Oceanos e Mares Ameaçados”, nas turmas do 10ºD e 11ºE, durante as aulas de Geografia A.

Os Eco Conselheiros começaram por fazer referência à área ocupada pelos oceanos, à importância dos oceanos para a sustentabilidade do planeta Terra e ao conjunto de recursos marítimos que sustentam uma grande quantidade e variedade de atividades económicas. Sensibilizaram os colegas para os principais problemas que afetam os oceanos, desde a sobrepesca, a poluição marinha, enfatizando que a maioria tem origem em terra, a acidificação dos oceanos e o problema do aumento do nível médio das águas do mar. Exploraram a questão das alterações climáticas - as consequências do aumento da temperatura, do degelo e do aumento do nível médio das águas do mar. Reforçaram a ideia de que o mar é um espaço de oportunidades, de descoberta, de inovação e de emprego, pelo que deve ser preservado e bem gerido. Apelaram, exemplificando, à adoção de pequenos gestos/ações individuais que fazem a diferença.

A Eco Conselheira Ana Rita Marques, aluna de Artes, partilhou, ainda, imagens de algumas obras feitas por artistas conhecidos, reutilizando resíduos/lixo, nomeadamente Bordalo II, Bonnie Monteleone e Tadashi Kawamata.

Na turma do 11ºE, esta sessão foi procedida da apresentação oral de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das temáticas “pressão e problemas da orla costeira portuguesa” e “pressão sobre os recursos marítimos”, na disciplina de Geografia A em articulação com o programa Eco-Escolas.

 

“Se dos Oceanos és Amigo, separa os Resíduos!

 

Fátima Silva 

(Eco Coordenadora, ESE)