Diz Não ao Sexismo! Igualdade de género - Um mundo de igualdade para todos

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da temática da educação para a “Igualdade de género”, foram desenvolvidas várias atividades pelas turmas CDEF do 9ºano. Estas atividades pretenderam incentivar os alunos a conhecer o conceito de Igualdade de Género e, com isso, procurar promover igualmente os direitos das mulheres e das raparigas e a igualdade de género em vários planos – político, económico, social e cultural –, contribuindo para a eliminação de estereótipos. 

Os alunos nos trabalhos realizados abordaram várias questões, tais como: promover a igualdade de género no mercado de trabalho, preconceitos e estereótipos de género no mercado de trabalho, estereótipos de género na educação e estereótipos de género.

No planeamento e desenvolvimento dos seus trabalhos, todas as turmas tiveram uma sessão de enriquecimento, dinamizada pela professora bibliotecária, Isabel Santos, a qual lhes apresentou o caso da jovem ativista paquistanesa, Malala Yousafsai, bem como os esclareceu relativamente ao Concurso de vídeo intitulado “Eu digo não ao sexismo!”, atividade proposta pela Biblioteca Escolar da ESE. Algumas turmas também visionaram parcial ou totalmente o filme intitulado “O sonho de Wadja”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Cinema e do Audiovisual, em articulação com a disciplina de Inglês, docente Elsa Machado.  Na realização dos seus trabalhos, os alunos puderam ainda contar com a colaboração do docente Márcio Marques, de TIC, que contribuiu com sugestões de aperfeiçoamento de pormenores, no caso pontual de alguns dos trabalhos produzidos. 

Os trabalhos realizados pelos alunos foram diversificados, na sua grande maioria sob a forma de cartazes e PowerPoint. É de referir, ainda, que três grupos aderiram ao concurso de vídeo proposto pela Biblioteca da ESE, com a devida autorização dos encarregados de educação. A inscrição dos trabalhos foi realizada pela professora bibliotecária, Isabel Santos, sendo que os respetivos vídeos se apresentam aqui.

 

Fátima Silva 

(Docente de CD 9ºCDEF)