Educação Literária – 1.º Jantar Literário

No âmbito da Educação Literária, decorreu esta terça feira, dia 17 de abril de 2023, o primeiro jantar literário no “Restaurante Pedagógico”, organizado pelas Bibliotecas do AEE, coordenadas pela prof.ª bibliotecária, Carla Paiva, com a presença de vários elementos da comunidade escolar, em representação dos seus pares - Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Prof. Jorge Ventura; Elementos da Direção; Presidente do Conselho Geral, Profª. Vanda Nereu; Escritor e apicultor, Paulo Santos; Dra. Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Octávio Santana, Presidente da Associação R.C. Apicultores de Terra do Antuã; Eng.ª Marisa Machado do  Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Câmara Municipal de Estarreja; Dra. Mónica Varum, responsável técnica da Biblioteca Municipal de Estarreja; Dra. Joana Sousa do Jornal de Estarreja; Conselheiros do Conselho Pedagógico – Coordenadoras/es de Departamento Curricular; Coordenadoras/es de Estabelecimento; Professoras bibliotecárias; e, não docentes. 

A amizade com o escritor Paulo Santos, autor das aventuras da abelha “Cuscas”, ficou sedimentada através de uma cultura literária que ao longo de várias semanas dedicou aos mais novos, alunos dos 1.º e 2.º CEB e EPE, no âmbito de um ciclo de visitas cujo tema principal foi o trabalho de polinização realizado pelas abelhas para a manutenção dos ecossistemas. Momentos de partilha do conhecimento, vividos com grande intensidade pela maioria dos alunos, tendo despertado neles o gosto pela leitura e pelas abelhas. 

O Diretor invocou a linguagem e a ritualidade a que a literatura a pode sujeitar como a razão e a expressão do encontro – jantar, promovido pelas bibliotecas escolares do AEE, onde fomos sendo convidados a participar, na tradução do espaço e tempo de liberdade; de silêncio; de aprendizagem; e, de caminho, percorrido para além de nós, que a literatura nos convida a intentar.

Um agradecimento é devido aos chefes Rosa Correia e Jorge Silva, que tão bem acompanharam os alunos do Curso Profissional - Técnico de Cozinha e Pastelaria, que durante todo o serviço se destacaram pelo empenho, postura e profissionalismo, onde os pratos foram considerados como verdadeiras obras de arte.

As Bibliotecas escolares cientes da sua responsabilidade e da sua importância na educação, continuarão a divulgar junto da comunidade o conhecimento e a leitura de autores portugueses.

 

Prof.ª  Rosário Santos

Coord. Comunicação do AEE