Floresta Portuguesa e Incêndios Florestais - 24 de abril | Semana ECO-PES | ESE

No terceiro dia da Semana ECO-PES tivemos connosco o Doutor Luís Mário Ribeiro, investigador sénior do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI (Universidade de Coimbra), equipa que integra desde 1998, onde tem participado ativamente na realização de diversos projetos de investigação científica, nacionais e internacionais, no domínio dos incêndios florestais.

O palestrante começou por sensibilizar os cerca de 130 jovens, presentes no auditório da ESE, para a importância da floresta - fonte de emprego, de riqueza e de vida, cuja defesa e preservação é condição necessária e obrigatória.  Caracterizou a floresta portuguesa e enumerou os principais fatores que estão na base dos incêndios florestais na Interface Urbano-Industrial. Descreveu, exemplificando, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos da Universidade de Coimbra. Os jovens manifestaram particular atenção e interesse nas várias simulações e resultados partilhados pelo orador, no âmbito das experiências realizadas no Centro de Estudos. Enfatizou que a investigação feita ao longo dos anos, tem possibilitado um maior e melhor conhecimento no combate aos incêndios, o que tem contribuído para uma resposta mais rápida nas ações a desenvolver no terreno.

Dinamizou uma sessão bastante interativa e de proximidade, onde os alunos foram convidados a usar o seu telemóvel para participar nas atividades propostas ao longo da mesma. Os alunos revelaram bastante interesse pela temática e atividades desenvolvidas.

A sessão terminou com umas palavras de agradecimento do Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, pela presença do Doutor Luís Ribeiro, bem como uma breve mensagem, dirigida aos jovens, enfatizando a importância do conhecimento na vida de Todos nós. 

No final, os participantes puderam degustar um pequeno beberete de bolachinhas confecionadas pelo Curso de Cozinha e Pastelaria sob a orientação do professor Emídio Almeida.

Uma palavra de apreço a todos os docentes que participaram e possibilitaram a participação de tantos alunos, cujos ensinamentos recebidos são de extrema importância, individual e social/coletiva.

Às 11h50, em contexto de sala de aula, os alunos do 10ºM assistiram a uma sessão sobre “Primeiros socorros e formas de evitar acidentes na cozinha”, dinamizada pelo PES.

Acresce referir que ao longo deste dia muitos alunos participaram na Assembleia Municipal Jovem, no âmbito das atividades de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, dinamizada pelo município de Estarreja (atividade já noticiada), onde as questões relativas à sustentabilidade foram alvo de análise e discussão pelos diferentes grupos de trabalho.

Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!

 

Eco Equipa,

António Regalado e Fátima Silva