Floresta Portuguesa e Incêndios Florestais Semana ECO-PES | 27 de abril | ESE

No terceiro dia da Semana ECO-PES tivemos connosco o Doutor Luís Mário Ribeiro, investigador sénior do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI (Universidade de Coimbra), equipa que integra desde 1998, onde tem participado ativamente na realização de diversos projetos de investigação científica, nacionais e internacionais, no domínio dos incêndios florestais.

O palestrante começou por sensibilizar os jovens para a importância da floresta - fonte de emprego, de riqueza e de vida, cuja defesa e preservação é condição necessária e obrigatória.  Caracterizou a floresta portuguesa e enumerou os fatores que estão na base dos incêndios florestais na Interface Urbano-Industrial. Descreveu, exemplificando, o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos da Universidade de Coimbra. Os jovens manifestaram particular atenção e interesse nas várias simulações e resultados partilhados pelo orador, no âmbito das experiências realizadas no Centro de Estudos. Enfatizou que a investigação feita ao longo dos anos tem possibilitado um maior e melhor conhecimento no combate aos incêndios, o que tem contribuído para uma resposta mais rápida nas ações a desenvolver no terreno.

Dinamizou uma sessão bastante interativa e de proximidade, onde os alunos foram convidados a usar o seu telemóvel para participar nas atividades propostas ao longo da mesma. Os alunos revelaram bastante interesse pela temática e atividades desenvolvidas.

Participaram as turmas do 10D2, 10H, 10A e 10B acompanhadas pelos professores Elsa Andrade, Judite Ferreira, Noelma Correia e Sónia Reis.

No final da sessão, todos os participantes foram presenteados com um beberete de bolachinhas confecionadas pelo Curso de Cozinha e Pastelaria sob a coordenação da professora Rosa Correia.

 

Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!

Eco Equipa,

António Regalado, Fátima Silva e Glória Silva