“FOCUS GROUPS - Politicamente Desperto” com o 12.º E (Ciências Socioeconómicas)

Uma máxima que se perpetua por mais de uma década: o Município de Estarreja é pioneiro do Empreendedorismo Jovem em Portugal, pois tem desempenhado um papel estrutural, dinâmico e de relevância ao serviço do Empreendedorismo Educacional em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja. 

Reconhecido pelas ações desenvolvidas a nível Nacional e Europeu, um convite foi endereçado à Câmara Municipal de Estarreja pelo Conselho Nacional de Juventude, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, gerido em Portugal pelas Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, com o intuito de ouvir um grupo de jovens alunos da Escola Secundária de Estarreja numa sessão de “FOCUS GROUPS - Politicamente Desperto”.

Para responder à necessidade de garantir contributos e opiniões para a construção de um retrato forte sobre o que esta geração jovem pensa serem as barreiras para a sua emancipação, foi escolhida a turma do 12.º E, dando-lhes voz e oportunidade de sugerirem medidas ou ações que gostariam de ver implementadas pelos decisores políticos nacionais.

No dia 9 de novembro,  a sessão decorreu, então, no CICLO CRIATIVO (Incubadora de Empresas de Estarreja), num ambiente informal e acolhedor, assessorado pelo Dr. Hilário Matos, constituindo-se num estimulante espaço de debate, com os alunos motivados e entusiasmados a participarem na referida “FOCUS GROUPS “, com a Dr.ª Joana Torres, investigadora (facilitadora do IPDJ e docente da Universidade Fernando Pessoa)a conduzir a sessão que, de forte e incisiva pelas questões levantadas, mobilizou contributos  significativos.

As vozes dos nossos alunos, promotores de diálogo, tiveram um interlocutor de responsabilidade no concelho que se juntou ao grupo, o vice-presidente da CME, Dr. João Alegria, gerando-se momentos de caloroso debate, num enriquecedor ambiente de troca democrática de ideias, o que permitiu, também, que os nossos jovens melhorassem o seu conhecimento da realidade autárquica. Neste exercício prático de democracia, os jovens tiveram a oportunidade de perceber o mundo desconhecido e distante da política, uma política maioritariamente pensada por adultos à margem dos mais novos. Foram não só reunidos importantes contributos para a investigação em causa, como também medidas a implementar pela CME e ações inovadoras a realizar pela liderança do Agrupamento de Escolas de Estarreja. 

Aos alunos que aliaram competência e profissionalismo neste debate “Politicamente desperto”, revelando uma elevada consciencialização política, dirigimos um merecido e rasgado elogio: Ana Margarida Oliveira Silva, Carolina Soutinho Oliveira, Duarte Camões Carinha da Silva, Gonçalo Tavares Carvalho, Inês valente Lima, João António Rebelo Arede da Silva, Joaquín Andrés Tavares Bello, Martim Silva Monteiro, Micaela Sofia Henriques Sá. Um grupo verdadeiramente brilhante, acompanhado pela sua professora de Economia, Dr.ª Lúcia Branco.

O futuro só será construído por jovens mais conscientes e ávidos de mudança, cujas responsabilidades das escolhas e decisões se alicercem numa nova atitude política de cidadania ativa, pelo que é fundamental aproximar mais os jovens dos decisores políticos e do poder local, no garante e defesa da sua emancipação - jovens empenhados numa sociedade mais justa, na qual seja possível realizar o projeto de vida de cada pessoa.

Com um mosaico diversificado de ações voltadas para o sentido prático do empreendedorismo jovem e educacional, o Município de Estarreja continua a contribuir para transformações sociais e económicas, num concelho cujo lema é “MAIS E MELHOR FUTURO JOVEM”.

Prof.ª Rosário Santos

Coord. do Núcleo de Empreendedorismo do AEE