Há sempre uma primeira vez…

Hoje, dia 7 de março 2024, foi mais um dia especial no restaurante pedagógico da Póvoa - foi dia do primeiro serviço oficial aberto ao público da turma do 10ºM, 1º turno.

A ementa enquadrou-se no âmbito da semana da Francofonia. Como entrada foi servido um “Crème Parmentier” (creme de alho francês e batata), seguiu-se uma “Blanquette de Volaille” (estufado de frango) e para finalizar a bem conhecida “Tarte aux Poires Bourdaloue” (uma tarte de pera com creme de amêndoa).

Desta vez, o miminho que os convivas levaram no final da refeição foi alusivo ao dia internacional da mulher que se celebra no dia 08 de março – mais uma oportunidade para relembrar que os direitos devem ser iguais para todos, independentemente do género.

Voltamos ao assunto de hoje, os formandos têm sido, este ano letivo, solicitados por mim diversas vezes para realizar as várias atividades que foram surgindo, basicamente são a minha retaguarda e, por isso, decidi publicar esta notícia para agradecer a disponibilidade, empenho e vontade que têm demonstrado. A magia na cozinha só acontece quando existe interajuda entre as pessoas, boa disposição e vontade de trabalhar, e numa cozinha profissional só desta forma se consegue atingir os objetivos… Inculcar o espírito de equipa parece-me fundamental! Quando solicitados vão mostrando que estão a adquirir estas valências. Há, ainda, arestas por limar, mas é normal, os alunos encontram-se num processo de aprendizagem e desta vez foram eles os principais atores da peça!

No meu ponto de vista, não tendo sido tudo perfeito, tendo em conta que foi o primeiro serviço, a avaliação é muito positiva. O caminho faz-se caminhando e atrevo-me a dizer que, se continuarem com este espírito, temos equipa no que se refere à área prática…

Fica explícito o meu agradecimento aos alunos e a todos os que participaram -professores/as, educadores/as (é sempre bom relembrar que sem eles nada seria possível!).

Foi mais uma pequena mostra do que se vai realizando para estes lados da Póvoa…

Formador: Jorge Silva