Hastear da Bandeira Verde | 23-11-2023 - Eco Escolas ESE

Foi, mais uma vez, com enorme entusiasmo e satisfação que o Eco Conselho da Escola Secundária de Estarreja (ESE), no dia 23 de novembro, à tarde, juntamente com a comunidade escolar, procedeu à cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, entregue pelo Município de Estarreja no dia 21 novembro, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade, há 9 anos consecutivos.

O evento decorreu no átrio da entrada principal da escola, ao ar livre. A comunidade escolar foi acolhida ao som da música Earth Song, de Michael Jackson, e da boa disposição do professor Eco conselheiro Alexandre Ferreira, adjunto do Diretor do AEE. 

O Programa Eco Escolas conta com a participação ativa dos alunos e, mais uma vez, esta atividade não foi exceção. Os alunos Eco conselheiros Ana Rita Marques (12ºP) e Gonçalo Brites (11ºC) foram os apresentadores do evento. Os alunos Luís Dias (8ºD), Leonor Acabou e Rita Sousa, do 10ºD, e André Dias (11ºG) foram leitores de informação diversa. Equipados com a camisola oferecida pelo município, os Eco conselheiros formaram uma verde e bonita moldura humana. Todos contribuíram e participaram ativamente na preparação e concretização das atividades planeadas, desde a divulgação do Eco Código em vigor, à exibição da bandeira verde, dos cartões com os Eco temas a trabalhar na ESE, na sua maioria reutilizados do ano letivo transato, exceto o da Alimentação saudável e sustentável, elaborado pela aluna Eco conselheira Ana Rita Marques (12ºP). Outros foram responsáveis pela canção e pela dança. Acresce referir que a cobertura fotográfica e de vídeo foi realizada pela professora Eco conselheira Glória Silva e pelo aluno Eco conselheiro Cláudio Silva (11ºM).

Depois de apresentados todos os elementos que integram o Conselho Eco-Escolas da ESE, 23 adultos e 38 alunos, do 7º ao 12ºano, e feita uma breve referência ao Programa Eco-Escolas, cujo cartaz informativo aqui partilhamos, o evento foi animado pela ECO canção, da autoria dos alunos Eco Conselheiros Gonçalo Brites e Ricardo Rodrigues, contando com a generosa colaboração do professor Eco conselheiro Tiago Silva e de dois novos alunos Eco conselheiros, André Rocha e João Leitão do 11ºG, e das vozes das novas Eco conselheiras Leonor e Rita, do 10ºD. A canção dá a conhecer os Eco temas e apela às ações individuais que marcam e fazem a diferença.

A ABAAE lança vários desafios às escolas, os quais permitem trabalhar de forma integrada as temáticas da sustentabilidade. Os alunos de Geografia A, do 12ºano, turmas D1, D2 e E, sob a orientação da sua professora Isabel Reis, e os alunos do 11ºL, de ADR e Geografia, sob a orientação da sua professora Cláudia Lopes, abraçaram o desafio “Veste o Ambiente!”, do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas!”, da Sarah Training, inserido na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, de 18 e 26 de novembro, os quais divulgaram, durante este evento, os trabalhos realizados.

Prosseguiu-se com mais uma atividade, dinamizada por mais um grupo de alunos, que nos presenteou com a dança da música de Nuno Ribeiro, dos Calema, e da Mariza, "Maria Joana", generosa e graciosamente coreografada pelas professoras Ana Almeida, Licínia Santos e Sandra Fagundes, de Educação Física, parceiras neste evento pelo 3ºano consecutivo. 

O Programa procura, ainda, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Assim, os representantes das várias entidades presentes foram convidados a dirigir umas palavras à comunidade escolar, momento em que foram presenteados com uma Eco lembrança de gratidão (caneca de barro), pelo trabalho de parceria desenvolvido no ano letivo transato, nomeadamente o Diretor do AEE, professor Jorge Ventura, o Vice-Presidente do município, Dr. João Alegria, acompanhado pela Dra. Paula Silva e Dr. Rafael Marques, e o engenheiro Nuno Vasconcelos, representante da AdRA. 

A finalizar a cerimónia, ao som da música “We are the World”, de Live Aid, procedeu-se ao hastear da bandeira. Ação desenvolvida pelos pequenos Eco Conselheiros do 7ºA e 8ºD, com a colaboração do Sr. Diretor do AEE, do Vice-Presidente da CME e do representante da AdRA.

Os Eco apresentadores agradeceram a presença e a colaboração de todos, convidando o público a continuar a participar, desta vez na atividade de remoção de uma espécie invasora e plantação de espécies autóctones, no recinto escolar, sob a coordenação do Dr. Rafael Marques, biólogo do município e antigo aluno da ESE, dado que neste mesmo dia se assinala o “Dia da Floresta Autóctone”. 

Terminaram, reiterando que as ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, permitem a consciencialização de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

Reforçaram que aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. Assim, podemos e devemos começar por: manter a nossa escola limpa; separar corretamente os resíduos; reduzir, reutilizar, reciclar; (...).

Para termos um mundo melhor, devemos ser melhores para o Mundo!

 

P` Equipa de Trabalho,

Fátima Silva e António Regalado

(Eco-Escolas, ESE)