“A História da Estatística no Mundo e em Portugal” – Curso Profissional Técnico de Gestão

Conhecer as raízes da Estatística é reconhecer a sua importância na legitimação de decisões governamentais na promoção da aproximação da sociedade à transparência e à responsabilidade, quanto à prestação de contas na elaboração de políticas. A Estatística permite, testar questões colocadas por outras ciências, tais como a Biologia, a Medicina, a Sociologia, a Psicologia, a Educação e a Economia, entre outras, desempenhando um papel fundamental na compatibilização/explicação de fenómenos, análise de dados, legitimação de teses, o cálculo do nível de confiança e do erro existente na resposta para uma determinada variável. 

Falar de Estatística, é aproximar uma rede de ligações existentes entre os diferentes ramos de áreas do conhecimento, sendo um poderoso instrumento para reinterpretar o conceito do progresso, promovendo a qualidade do crescimento de uma sociedade.

Neste contexto, os alunos das turmas do 12.º H e 12.º I, Técnico de Gestão, no âmbito da disciplina Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada, Módulo 3 - Estatística Aplicada, realizaram um trabalho de investigação, subordinado ao tema, “A História da Estatística no Mundo e em Portugal”, apresentando vídeos e livros digitais, que expressam a importância da Estatística na vida do homem desde a antiguidade. 

No E@D e neste projeto em particular, os alunos mostraram autonomia, consolidaram aprendizagens e reforçaram competências de investigação. Aqui ficam dois vídeos representativos do trabalho realizado.

Prof.ª Rosário Santos