Holidays at Industry | ECOMARE e RiaSearch Projeto Mar&Ar | Eco-Escolas ESE

A QSR – Talent Driven Culture, empresa de consultoria de estratégia focada e especialista nas indústrias Aeroespacial e Marítima, convidou o Agrupamento de Escolas de Estarreja a participar nas atividades deste projeto, o qual foi abraçado pelo ECO-Escolas da ESE, no 2ºperíodo. 

O Mar&Ar – Capacitar para Empreender, é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020/Portugal 2020 e União Europeia através do FSE no âmbito do SIAC Promoção do Espírito Empresarial. Tem como parceiros promotores o Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e a AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

O Projeto Mar&Ar é dirigido a alunos dos ensinos básico (3ºciclo), secundário e superior, cujo objetivo é potenciar o alinhamento da sua carreira académica e, futuramente, profissional, no âmbito das necessidades das indústrias aeroespacial e marítima. Pretende assim apoiar as escolas e os seus interlocutores (alunos, professores, comunidade educativa e educadores) a enquadrar a formação académica dos alunos com as atividades e oportunidades destes setores. 

Promove também, dentro de uma política de proximidade, a ligação da indústria local e nacional com as entidades educativas da região. Assim, durante o mês de julho foram dinamizadas atividades de imersão de um grupo de 10 alunos da ESE, das turmas do 12ºA, 12ºB, 11ºB e 11ºC, em ambiente empresarial do setor marítimo, inseridas na atividade Holidays at Industry, nas empresas ECOMARE e RiaSearch. 

De 4 a 8 de julho, os alunos Daniel Oliveira, Henrique Antunes, Ana Rita Pinho, Catarina Sousa e Ricardo Oliveira, do 12ºA, realizaram um breve estágio de verão na empresa ECOMARE, enquanto que os alunos Ana Luísa Cardoso, do 11ºB, Gustavo Castro, do 11ºC, Tiago Lima, do 12ºA e Helena Ferreira, do 12ºB, integraram esta experiência na empresa RiaSearch. De 18 a 21 de julho, foi o aluno Lourenço Mendes, do 11ºC, que vivenciou esta experiência na RiaSearch.

O balanço da atividade Holidays at Industry foi bastante positivo, tendo por base a opinião dos alunos participantes, bem como dos responsáveis que os acompanharam nesta aventura de exploração do espaço marítimo. Os alunos participaram de forma entusiasmada em todas as atividades, dignificando a educação e a Escola, neste caso a Escola Secundária de Estarreja, aos quais foi entregue um certificado de participação.

Conheçam um pouco desta aventura através do registo fotográfico partilhado pelos alunos.

Fátima Silva

(Coordenadora do programa Eco Escolas na ESE)