I Encontro com Arte – Cursos Profissionais Projeto Rotas & Intervenções Culturais

Uma visão, um encontro com a criação artística levou esta iniciativa a um patamar de inovação, ao integrar a Arte nos Cursos Profissionais, promovendo a criatividade, despertando o interesse dos alunos para o mundo artístico, atraindo-os de uma forma natural e espontânea.

Nesta envolvência, a arte, em toda a sua diversidade, reuniu jovens dos diversos cursos profissionais da Escola Secundária de Estarreja que, estimulados pelos seus professores, Adélia Felgueiras, Cristina Ribeiro, Fernanda Matos, José Cunha, Liliana Oliveira, Nuno Branco e Joaquim Matos, ousaram registar, segundo o seu próprio olhar, como veriam representado o seu curso numa tela artística, assente no  modelo económico denominado de Economia Circular, promovendo a  reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais.

A vontade de expressarem artisticamente o seu curso deu-lhes a oportunidade de poderem deixar fluir as suas emoções ao nível da interpretação da área profissional que escolheram, provocando discussões várias, capazes de veicular a quem apreciar os diferentes significados dos diversos trabalhos, realizados. 

Numa primeira viagem, 27 de abril a 9 de maio, as obras artísticas puderam ser acompanhadas no corredor de acesso ao bloco A da ESE.  Num outro percurso, e em articulação com os pressupostos inerentes ao Núcleo de Empreendedorismo do AEE, uma nova paragem, que rompe com os espaços convencionados às exposições, as peças podem ser apreciadas no átrio de entrada do Ciclo Criativo da Câmara Municipal de Estarreja, entre os dias 10 e 19 de maio, na procura de novos diálogos em relação às conceções do local, uma nova forma de abertura à comunidade escolar.

Um agradecimento especial e sentido a todos os professores que, assim desafiados, permitiram aos seus alunos voar e, ao mesmo tempo, possibilitaram aprendizagens em técnicas artísticas diversas.

Aos alunos, fica a memória de uma experiência inesquecível, pelo empenho, a energia, a criatividade e alegria aplicadas no desenvolvimento das diversas peças artísticas.

Ao Dr. Hilário Matos pertencente ao gabinete de apoio à vereação da Câmara Municipal de Estarreja, um reconhecido agradecimento pela confiança depositada, no garante da promoção de uma cultura empreendedora em ambiente escolar, em plena identidade e sintonia de ações com o Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Dr. Jorge Ventura, na assunção de compromissos com a Arte e a Cultura na vida da Escola e da Comunidade.

Um “I Encontro com a ARTE” pleno de emoções, feito de cores, nuances e tecnologia, perante uma comunidade educativa dinâmica e viva, unida no exercício de uma cidadania plena e ativa.

A ARTE eleva-nos!

 

Prof.ª Rosário Santos – Coordenadora do Projeto RIC 

Prof.ª Inês Lousinha – Artista Plástica

 

Livro Digital - Clique na imagem e em seguida no ícone FULLSCREEN para aceder às fotografias