Importante simulacro mobilizou toda a Escola Secundária de Estarreja

No dia 25 de novembro de 2022, 6ª feira, pelas 10h40m, a Escola Secundária de Estarreja promoveu um simulacro com evacuação total. Este exercício insere-se na monitorização da operacionalidade do Plano de Emergência da Escola Secundária e envolveu, nos processos de preparação e execução, as entidades: Bombeiros Voluntários de Estarreja; GNR – Posto de Estarreja; Serviço Municipal de Proteção Civil; Grupo de Prevenção de Riscos do PACOPAR e todos os recursos humanos da Escola Secundária de Estarreja.

O simulacro iniciou-se com deflagração virtual de incêndio na cozinha produzindo um ferido. De imediato, soou o alarme, fecharam as portas corta-fogo, abriram as claraboias, ocorreu o corte geral da energia e iniciou-se um dispositivo de segurança complexo com notificação dos Bombeiros que acorreram com uma ambulância e uma viatura de combate a incêndio urbano e da GNR, que cortou o trânsito da Rua Jaime Ferreira da Silva nas interseções com as Ruas Dr. Tavares da Silva e Conde Ferreira, de forma a que os Bombeiros tivessem um corredor de circulação para aceder e sair do recinto escolar com a vítima.

Este exercício implicou, entre pessoal docente, não docente e discente, a movimentação segura de 1400 pessoas dos 6 blocos para os 6 pontos de encontro definidos no Plano de Emergência.

Foi possível, no final, com todas as entidades participantes, fazer uma avaliação criteriosa das situações a melhorar e daquelas que constituem uma mais valia em termos de segurança e que tornam o Plano de Emergência da Escola exequível e eficaz.

 

Prof. Alexandre Ferreira

Adjunto da Direção