Mensagem do Diretor - Regressar ao presente, em 2023

Em 17 de Setembro de 2020, no Agrupamento de Escolas de Estarreja, teve início o ano letivo 2020/2021. Regressaram os alunos, os docentes, os não docentes, os manuais, os planos, o empreendedorismo, a intervenção precoce, o Qualifica, as reuniões, as aulas e as avaliações.

Nas oito escolas do agrupamento, três mil alunos, distribuídos por 140 turmas, foram recebidos com cuidado, atenção e proteção, individual, respeitando-se as regras - novas regras, de convivência social.

Em cada sala, laboratório, oficina, ginásio ou pavilhão, mais de trezentos e trinta docentes, comprometidos e diligentes, “entregavam-se” à profissão, aos alunos e à missão: de proteger, ensinar e promover - competências, capacidades, experiências e, vivências, enriquecedoras, necessárias e impulsionadoras, da igualdade, da equidade e do sucesso - na avaliação e, na inclusão.

Os não docentes, em número superior a cem, equipados com máscara e determinação, garantiam as ações de vigilância, higienização, gestão administrativa e, também, acompanhamento e orientação.

Tudo estava preparado: o plano A, o plano B, os horários, os percursos, as normas e a flexibilização.

Os pais e encarregados de educação, comprometidos e responsáveis, manifestavam alguma preocupação. Era um ano novo, diferente, exigente, onde não se podia correr o risco de voltar à situação em que os filhos e educandos pudessem ficar privados: do ensino, da atenção, do desenvolvimento e da ação, presencial, dos professores, que viram, nesse ano, 2020, reconhecido o seu valor, relevância, competência, compromisso e capacidade de decisão.

 

Setembro, 17 de 2020

Jorge Manuel Ventura