Mês da leitura na biblioteca de Salreu

A biblioteca de Salreu encontra-se a dinamizar ações inscritas na celebração do mês da leitura consagrado a Março, visando homenagear o escritor vulto português, entre muitas outras coisas, António Torrado.

Os alunos do 1º ano de escolaridade encetaram um contacto com “A história da Nuvem” daquele mesmo autor, que permitiu sensibilizar os alunos para o incremento da perceção das diversas formas (animais, humanas, naturais) que podem coexistir muitas vezes numa observação mais atenta àquilo que nos rodeia. Uma obra também rica para os alunos assimilarem conhecimento vocabular sobre a temática das condições metereológicas. No final da sessão, houve um debate colaborativo de ideias em torno de questões associadas à temática do livro. Mais uma vez foi possível pôr os alunos a comunicarem entre si e a gerarem um confronto de ideias, na senda dos objetivos das Nações Unidas e da União Europeia, em particular visando exponenciar o espírito/visão crítica dos alunos.

Numa segunda sessão, abordou-se a história divertida “Vem aí o Zé das Moscas” do mesmo autor António Torrado e desta vez em simultaneidade com o processo de leitura, os alunos responderam a um quiz interpretativo da história. Também no final, houve lugar a um debate de ideias com algumas questões pertinentes, enquadradas na filosofia da história em si. 

Entretanto, esta segunda sessão brindou-nos com a presença de uma “contadora/animadora ” de histórias oriunda do lar Centro Paroquial de Avanca que visitou a biblioteca escolar de Salreu para aí dinamizar uma sessão em torno de um livro de Rubem Alves com a história “A árvore e a aranha”, no âmbito da parceria com a biblioteca municipal denominada “Novelo de Contos”. Na parte final desta sessão, os alunos responderam a questões e até contaram eles próprios algumas histórias muito divertidas.

 Bibliotecário,

Joaquim Sousa