Mês da leitura na biblioteca de Salreu

O mês da leitura decorreu na biblioteca de Salreu no decorrer do mês de Março. Agora coube-nos apresentar a atividade “À Volta dos Livros”, de foro internacional, direcionada ao 3º e 4º ano de escolaridade.

Nesta atividade, os alunos selecionaram aleatoriamente um livro baseado obviamente no poder de atração do seu grafismo e elementos paratextuais e outros. Após esta seleção, os alunos possuíram um determinado tempo para analisar sumariamente o livro que escolheram. Em seguida, iniciou-se a discussão com a apresentação individualizada do livro por cada aluno, versando sobre os aspetos que mais o atraíram: título, autor, género, temas principais, sinopse. 

Esta atividade permitiu ao aluno um contacto mais íntimo com o universo do livro em si e promoveu um exercício de observação detalhada e análise sumária de um livro, novamente elucidando o relevo que a promoção do espírito crítico encerra, um paradigma basilar do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. 

E, assim, chegou ao fim a celebração do mês da leitura, incorporando um balanço-alvo bastante positivo, no que diz respeito ao enriquecimento das aprendizagens dos alunos.

 

Bibliotecário,

Joaquim Sousa