Micropropagação vegetativa e sustentabilidade

No âmbito da disciplina Biologia e Geologia, do 11.º ano de escolaridade, realizou-se no dia 20/01/2022, na Escola Secundária de Estarreja, em formato presencial e à distância (para os alunos e professores em isolamento), uma palestra sobre a temática “Micropropagação vegetativa”, conduzida pela Professora Doutora Glória Pinto, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

A ideia para a realização da palestra surgiu do entusiasmo e curiosidade dos alunos por esta temática, durante a lecionação do domínio programático “Reprodução”, mais especificamente no subdomínio “Reprodução assexuada”. 

Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de relacionar os conceitos previamente abordados nas aulas com a sua aplicabilidade, na prática. Foi também possível conhecer os métodos e equipamentos laboratoriais utilizados e refletir sobre determinados assuntos associados à micropropagação de plantas, tais como o avanço científico e biotecnológico, o melhoramento de espécies para alimentação e cultivo e a produção de espécies vegetais em larga escala, para fins comerciais, tendo sempre em conta a sustentabilidade do planeta.

De destacar o interesse demonstrado pelos alunos, através da sua participação e questionamento e a importância da complementaridade com as TIC, possibilitando que todos os alunos e professores envolvidos, mesmo em isolamento, dadas as presentes condições pandémicas, pudessem, também, assistir e intervir na palestra. 

Tratou-se, assim, de uma partilha de conhecimento especializado extremamente relevante para as competências conceptuais dos alunos, assim como para as competências procedimentais e atitudinais com vista à formação de futuros cidadãos que compreendam o mundo que os rodeia, que se tornem críticos, conscientes, responsáveis, interventivos, ativos, decisores, informados e esclarecidos, edificadores de comportamentos ecologicamente sustentáveis e que procurem a resolução mais adequada e contextualizada dos problemas atuais. 

Um agradecimento especial à Professora Doutora Glória Pinto pela sua pronta disponibilidade e pela cativante e enriquecedora palestra realizada!

 

Rita Sousa (professora estagiária)