Mobilidade de docentes - Liceo Scientifico Statale Piero Bottoni - Milão

No âmbito do Programa Erasmus+ do Ensino Regular, o Agrupamento de Escolas de Estarreja teve a oportunidade de visitar o Liceo Scientifico Statale Piero Bottoni, em Milão, de 8 a 12 de abril, naquela que foi a primeira mobilidade organizada pela equipa liderada pelo coordenador do projeto, professor Álvaro Martins, e pela professora Glória Silva. 

De acordo com o regulamento do programa, foram selecionados vários docentes para participar nesta mobilidade, a saber: Cláudia Carvalho, Edgar Dias, Elisabete Nunes, Manuel Cunha, Sara Teixeira e Vanda Nereu. De salientar que o Liceo Piero Bottoni, por se tratar de uma escola científica, aposta em projetos e metodologias STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), pelo que, aquando do processo de seleção, foi valorizada a candidatura dos docentes dos grupos disciplinares 230, 500, 510, 520 e 550, e/ou de docentes com experiência nesta metodologia (através da participação em projetos, por exemplo). 

O Liceo Piero Bottoni foi fundado em 1969 e desde sempre se distinguiu pela aposta numa oferta formativa rica em conteúdos culturais. A partir dos anos 90, deu-se início ao ensino integrado das áreas de Matemática+Física+Informática e, em 1996/97, foram introduzidas secções de bilinguismo (alguns manuais escolares apresentam exercícios em italiano e em inglês), iniciativas que refletem uma cultura de ensino inovadora.

Ao longo da semana, de acordo com o programa de atividades estabelecido previamente entre a equipa Erasmus+ do AEE e a professora Paola Piras do Liceo Piero Bottoni, foi possível assistir a diversas aulas e contactar com a realidade de alunos e professores desta escola em Milão (modalidade Erasmus+ de Job Shadowing). Esta experiência permitiu observar metodologias e práticas, em várias disciplinas, partilhar experiências e refletir sobre temáticas educativas que a todos dizem respeito e preocupam. 

O dia dos docentes portugueses no Liceo Bottoni começava com uma reunião para balanço das atividades em curso. De seguida, os docentes eram encaminhamos para salas de aula, de diversas disciplinas, de acordo com a sua área científica, de forma a poderem experienciar, in loco, as dinâmicas e metodologias implementadas, as semelhanças e/ou diferenças entre os dois sistemas de ensino, quer em aulas mais expositivas, quer em laboratórios e em aulas mais práticas. Além da observação propriamente dita, os professores e alunos do Liceo mostraram-se sempre disponíveis para responder a perguntas e satisfazer a curiosidade do grupo.  

Esta semana contou, ainda, com uma sessão plenária sobre um projeto piloto relacionado com a avaliação dos alunos, da responsabilidade de alguns professores do Liceo. Nesta sessão, foi possível abordar diversos aspetos comuns aos dois sistemas de ensino, nomeadamente a preocupação com as limitações de um sistema de avaliação marcadamente quantitativo e a necessidade de levar os alunos a refletir sobre os erros cometidos, de forma a melhorarem os seus resultados e a consolidarem o seu saber. Quer nesta sessão, quer em outros momentos ao longo da semana, os docentes tiveram a oportunidade de partilhar informação relativa aos projetos STEAM em desenvolvimento nas duas instituições, comparando metodologias e experiências práticas.

Na quarta-feira, o grupo acompanhou alguns alunos à Università dell’Insubria, em Como, para participarem numa aula de Física Quântica, o que permitiu, mais uma vez, o convívio salutar entre todos e a partilha de experiências.

Ao longo da semana, e dando cumprimento aos objetivos desta mobilidade, os docentes tiveram a oportunidade de acompanhar a professora Paola Piras numa visita guiada pela cidade e de usufruir de atividades culturais, tais como visitas a museus e a locais de interesse histórico e arquitetónico. 

Por último, importa destacar a forma calorosa e hospitaleira como o grupo de docentes portugueses foi recebido neste Liceo por todos, bem como o convite para futuras parcerias, intercâmbio de alunos e/ou de professores e propostas de desenvolvimento de projetos conjuntos. Nas palavras da vice-presidente do Liceo Scientifico Statale Piero Bottoni, Margherita Ferrari, “Questa settimana è stato un’esperienza per noi bellissima! Abbiamo condiviso metodi, idee, progetti e sogni sulla scuola” - sentimento partilhado por todos os que puderam usufruir desta oportunidade.   

Um bem-haja a todos os que integraram esta mobilidade.

 

A equipa Erasmus+ SCH do AEE,

Álvaro Martins e Glória Silva