Não dês tampa à tampa! - Exposição de trabalhos | CAA – ESE │Bloco E

As datas comemorativas servem, por vezes, como ponto de partida para trabalhar competências de autonomia pessoal e social, literacia, numeracia, cálculo mental, resolução de problemas, motricidade fina e muitas outras. Estes temas são um fio condutor que articula saberes e harmoniza a aprendizagem nas três salas do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Secundária de Estarreja, permitindo ao aluno ter experiências de aprendizagem diferentes sobre o mesmo tema, o que se torna enriquecedor e mais motivante, tendo em conta o número de horas que aqui passa. Muitos destes temas culminam em manualidades.

A ideia deste trabalho surgiu aquando da comemoração de datas como o Dia Mundial da Terra, a 22 de abril, o Dia Internacional da Biodiversidade, a 22 de maio, o Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de junho, entre outras, que nos convidam a refletir sobre a defesa do meio ambiente e nos abre os olhos para a consciência coletiva. 

Em articulação com o Programa do Eco-Escolas, coordenado pela professora Fátima Silva, lançámos este desafio aos nossos alunos, com vista à promoção de uma maior consciência ambiental de jovens, professores e famílias, por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia a dia.

Para ver este e outros trabalhos dos alunos do CAA da ESE, aceda ao blogue Todos Diferentes Todos Especiais, espaço de partilha e divulgação de atividades, experiências e informações no âmbito da Educação Especial. O blogue encontra-se na morada http://todosdiferentestodosespeciais.blogspot.com e também na página do Agrupamento de Escolas de Estarreja (links). Como este espaço é dos alunos e da comunidade que a envolve, espero a sua contribuição com ideias e sugestões. 

 

Paula Silva

Professora de Educação Especial