Notícia - Casas Ecológicas e Sustentáveis Semana ECO-PES | 26 de abril | ESE

No segundo dia da Semana ECO-PES tivemos connosco o Arquiteto João Gavião, da Homegrid, licenciado pela Universidade de Coimbra em 2008, Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis pela Universidade do Minho em 2012, Membro fundador e presidente da Assembleia Geral da Associação Passivhaus Portugal e Certified Passive House Designer e formador Passive House.

O Arquiteto João Gavião abordou uma temática bastante relevante em matéria de sustentabilidade “Casas ecológicas e sustentáveis”, para cerca de uma centena de alunos presentes no auditório e para a turma do 10ºE, durante a aula de Geografia A, cuja apresentação pode ser acedida em: http://www.passivhaus.pt/download/20230426_passive_house.pdf

Referiu que a Passive House é um conceito que assenta unicamente no desempenho, adaptável a diferentes contextos climáticos, culturais, económicos e está implementada, estudada e validada desde 1991, tendo como principais objetivos reduzir as emissões de CO2 associadas à utilização dos edifícios e melhorar a qualidade do parque edificado em Portugal. 

Partilhou que a qualidade dos edifícios que utilizamos é genericamente má, caracterizada por uma má qualidade do ar interior, ambientes interiores com uma elevada exposição a humidades e bolores, insuficientes níveis de conforto térmico expondo a pobreza energética existente e insuficientes níveis de conforto acústico revelando uma elevada exposição ao ruído exterior. 

Sensibilizou os jovens para os efeitos da exposição ao RUÍDO, entre os quais as perturbações do sono, problemas cardiovasculares (devido ao stress ambiental), saúde mental (ruído como acelerador e catalisador), irritabilidade e atraso no desenvolvimento cognitivo. 

Explicitou que a solução para mitigar muitos dos problemas supra enumerados é fazer a transição do parque edificado para níveis de desempenho Passive House, assegurando de forma permanente a qualidade do ar interior, o conforto térmico, a ausência de patologias, o conforto acústico e a eficiência energética.

O palestrante conseguiu captar a atenção e interesse dos alunos, os quais foram colocando questões de natureza diversa, ao longo de toda a sessão, tornando-a bastante interativa.

Participaram nesta atividade as turmas do 8G, 9F, 10D1, 10G, 8D, 9E, 11N, acompanhadas pelos professores Lúcia Santos, Marisa Galvão, Elsa Andrade, Fátima Borralho, Elisabete Nunes, Elizabete Costa, Zaida Ramos, Sónia Reis e Jorge Nogueira.

No final da sessão, todos os participantes foram presenteados com um beberete de bolachinhas confecionadas pelo Curso de Cozinha e Pastelaria sob a coordenação da professora Rosa Correia.

As atividades prosseguiram no átrio exterior, às 11h50, com uma dança bastante divertida, preparada por um grupo de alunos da nossa escola, que apesar do escasso tempo para os ensaios, nos presenteou com uma dança de Cha-Cha-Cha em roda, generosamente coreografada e ensaiada pelas professoras Licínia Santos, Sandra Fagundes e Ana Almeida, de Educação Física, às quais deixamos um profundo agradecimento pelo seu tempo e dedicação.

Durante a tarde, decorreram atividades no âmbito do PES, sessões no auditório e uma aula de pilatos no bloco B, bem como um rastreio auditivo, no bloco B, já noticiadas pelas respetivas equipas dinamizadoras.

“Vamos construir o futuro que queremos” (Arquiteto João Gavião)

 

Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!

Eco Equipa,

António Regalado, Fátima Silva e Glória Silva