Novelo de Contos - Escola P Donaciano

 “Novelo de Contos” é uma estafeta de contos, uma iniciativa das bibliotecas do concelho de Estarreja, que decorreu ao longo do mês de março. A Escola P Donaciano recebeu o “Novelo de Contos” no dia 17, com a visita de dois professores da Escola Secundária: Deolinda Tavares  e Carlos Oliveira. Ambos os professores leram uma história para as 131 crianças do Ensino Pré-Escolar, que se mantiveram muito atentas. 

Os temas abordados foram a Educação Ambiental, a Imaginação e a Criatividade.

Os livros escolhidos foram:

1.º - Querida Árvore - "Um livro para compreender o ciclo das estações do ano e amar a natureza; para brincar, ler e observar e, depois, conversar.(da Disney e publicado pela Everest Ed.).

2.º - A Fada da Cor de Diana Dias - Numa aldeiazinha cinzenta uma menina imagina como será viver num mundo cheio de cor. Até que a magia acontece...

 

Agradecemos os desenhos para colorir que foram ofertados à escola e a caixa de lápis de cor, muito apreciados pelos alunos,  que logo os solicitaram para colorir. Em breve iremos expor estes desenhos.

Na segunda parte,  foi  a vez da participação do Clube de Leitura e Teatro desta Escola com o conto “Capuchinho Vermelho.” A Avozinha e a Capuchinho sofreram um grande susto com o lobo, mas tudo terminou em bem.

No dia seguinte, o “Novelo de Contos”, seguiu, conforme previsto,  para a Universidade Sénior, onde foi lido o texto de Sophia de Mello Breyner Andresen, “O Homem” pela professora Isabel Valente. Estudantes desta instituição comentaram este texto tão antigo, mas tão atual, versando sobre a indiferença dos que passam sempre tão apressados, olhando, mas sem reparar na realidade à sua volta, na miséria e solidão de quem, embora carente, nada pede, nada espera.

Foi uma experiência única ter visitado estas/estes estudantes, que desafiam as suas vidas e aproveitam as suas capacidades para saber mais.

Muito obrigada pela atenção de todos!

Equipa da Biblioteca: Isabel Valente