O Mar na vida dos portugueses” | DAC 5ºEP

O E@D veio alterar a nossa prática de ensino, mas não mudou a vontade dos alunos aprenderem e de concretizarem os projetos que tinham pensado e planificado!

Com as devidas adaptações, claro, a turma E, do 5º ano, da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire, pôs em prática um Domínio de Autonomia Curricular, intitulado “O Mar na Vida dos Portugueses”, também integrado no projeto Eco escolas do Agrupamento.

Os alunos começaram por fazer pesquisas e pequenos trabalhos nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, dos quais retiraram a informação necessária para construir textos, usados para a gravação de seis pequenas histórias. Estas que abordaram a temática da importância do mar na vida dos portugueses no passado, presente e futuro. Em Educação Visual e Educação Tecnológica, elaboraram os cenários e os fantoches utilizados para representar as personagens, e na disciplina de Educação Musical, ensaiaram e gravaram “A cantiga do mar”.

Houve um rei, um gigante, Bartolomeu Dias, uma professora, alunos, um ministro, jornalistas, turistas e até astronautas! Houve, acima de tudo, entusiasmo e empenho de todos. O produto final foi este filme, que a turma espera que agrade a todos que o virem e que os alerte para a necessidade que todos temos de valorizar e proteger o nosso mar.

A Diretora de Turma do 5ºEP,

Sara Lopes