Os segredos da horta | Turmas do 10.ºM e 11.ºM - Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria | ESE

As turmas do 10.ºM e 11.ºM, Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, aderiram ao desafio “Os segredos da horta”, no âmbito do Programa Eco Escolas, com a sua professora Liliana Oliveira, cuja informação relativa ao trabalho desenvolvido e submetido na plataforma da ABAE a seguir se transcreve e divulga:

“Memória descritiva: O projeto Segredos da Horta foi um desafio lançado aos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria com um conjunto específico de objetivos a serem atingidos de modo a elucidar e educar os nossos alunos para a importância da utilização de produtos biológicos, com qualidade, salubridade e acima de tudo frescura na confeção dos diversos pratos dentro da cozinha. Com este projeto pretendia-se que os alunos percebessem quais os processos que os alimentos passam até chegar às nossas cozinhas para serem manipulados, preparados e confecionados.

É cada vez mais importante mostrar o estado de frescura, as condições de conservação, as diferenças em termos de sabor de alimentos cultivados num processo "caseiro", cumprindo os tempos necessários e respeitando o produto, daqueles cultivos em massa em que a presença de produtos fitofarmacêuticos que aceleram o crescimento e desenvolvimento do alimento tornando-o muito bonito, mas muito artificial e pouco saudável. Como comprovado pelas fotos, apresentamos as diferentes etapas, desde a plantação, os cuidados, a manutenção, a colheita e a confeção de pratos com produtos hortícolas oriundos da nossa horta pedagógica.

Descrição dos vários passos a seguir:

1º passo- Escolher o local mais propicio á plantação da nossa horta pedagógica.

2º passo- Após procedermos á escolha do local para a execução do projeto/ horta, começamos pela limpeza e remoção de ervas daninhas, folhagens, ramos velhos e poda de arbustos e árvores.

3º passo- Preparamos a terra para cultivo, cavando a terra, alisando e fertilizando a mesma com composto orgânico.

4º passo- Escolhemos os legumes, vegetais, leguminosas e restantes hortícolas que pretendíamos cultivar consoante o espaço que sobrou após a limpeza da área.

5º passo- Procedemos às plantações e respetiva rega das ervas aromáticas e hortícolas.

6º passo: Com materiais recicláveis (exemplo: garrafas de plásticos, garrafões, caixas de ovos, canas, entre outros) fizemos proteções para os legumes mais sensíveis protegendo-os das condições meteorológicas adversas, construímos estruturas se suporte para os legumes se guiarem no crescimento e germinamos plantas que depois transplantamos para o terreno.

7º passo- Manutenção da horta com rega, combate contra alguns infestantes (ex: piolho da faveira) com cinza, pulverização com infusão de urtigas brancas e cascas de bananas (para fertilização), limpeza e remoção de ervas daninhas que vão crescendo.

8º passo: Colheita de hortícolas e sua confeção/utilização na cozinha pedagógica e aulas práticas do curso de Cozinha e pastelaria.

9º passo: Apresentação de pratos no Restaurante pedagógico utilizando os produtos da nossa horta.

As turmas participaram com entusiasmo em todas as fases do projeto.”

Fátima Silva

(Coordenadora do programa Eco Escolas na ESE)