Para saber por onde ir

No 12.º ano, devido à sua inexperiência e juventude, a maioria dos alunos encontra dúvidas na sua escolha de uma profissão e, assim, não continuar os estudos, ou continuar a sua formação pós-secundário. Os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária de Estarreja puderam esclarecer essas dúvidas na Qualifica - 2023: Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, no dia 02 de março de 2023, na Exponor. Foi uma manhã muito necessária e especial.

Os alunos fizeram uma visita livre e também acompanhando os seus professores. Estavam representadas universidades, institutos politécnicos, unidades do exército e da força aérea, marinha, entre outros, para nos dar uma perspetiva completa de todas as opções disponíveis, quer profissionais, quer de estágios ou cursos, em Portugal e ainda em alguns países europeus. Pudemos presenciar várias apresentações e simulações curiosas, nas áreas da química, mecânica, provas de culinária, salvamentos numa piscina, realidade virtual e realidade aumentada, jogos (com brindes promocionais), etc.

Contudo, como estavam mesmo muitos visitantes, era difícil fazer perguntas ou falar com os representantes. Devíamos ter tido mais tempo para conseguir ver tudo e recolher mais informações.

Para concluir, esta Feira representa o futuro dos estudantes deste país e do seu poder de escolha, o que é um direito fundamental para o desenvolvimento de todos nós.

 

Texto | Ángel Tigeras Rosas – 12.º G – Maria José Gomes - 12.º H